quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cartão de sócio do BioC.E.L.

O cartão de sócio do BioC.E.L. já se encontra à venda!

Este cartão destina-se a todos os alunos do curso de Biologia e/ou Biologia Humana e da Saúde da Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O cartão custa 2,50€. O dinheiro angariado com o cartão
reverterá para todas as iniciativas realizadas pelo BioC.E.L. e custos relacionados com o cartão.

Este cartão oferece descontos na Nautilus, Tortuga Pet Shop, Reprografia da Cristina e em actividades realizadas pelo núcleo.

Em breve será enviado o regulamento detalhado do cartão.

Para quaisquer esclarecimentos: biolusofona@gmail.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Primeiro vírus vegetal capaz de contaminar o ser humano

Uma equipa de investigadores franceses, coordenada por Didier Raoult, recentemente publicada revista PloS ONE, descobriu que a transferência de vírus vegetais para seres humanos pode ter potencial patogénico.

O vírus mosqueado suave do pimentão foi encontrado nas fezes de um significativo número de pessoas e a maioria sofreu dores de abdominais e febre. Os cientistas do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) analisaram mais de 500 amostras de residentes em Marselha (França) e descobriram que sete por cento dos adultos estavam a expelir o vírus através das fezes.

Curiosamente, o vírus encontrado nos restos humanos era capaz, posteriormente, de provocar uma doença típica relacionada com o mosqueado suave do pimentão em plantas de tabaco. Quando tentavam localizar a fonte mais frequente de infecção, os investigadores assinalaram o pimento e os seus derivados.

A maioria dos voluntários em estudo comprou pimentos frescos, molhos picantes e especiarias. Todos estes produtos poderiam ter sido a fonte de contágio, através da ingestão. É de salientar que, por exemplo, o molho de tabasco, tem quase dez milhões de partículas víricas por mililitro.

Informação retirada do site