terça-feira, 25 de setembro de 2007

Actividades Extracurriculares

As actividades extracurriculares são uma mais valia para qualquer aluno, visto que enriquecem o curriculum, surgindo no certificado de habilitações. Além do mais, é uma forma de enriquecimento pessoal.
É de todo sabido que a média final de curso é bastante importante, contudo tal como muitos professores fazem questão de sublinhar, todas as actividades extracurriculares são uma mais valia. Há que tentar descobrir outros meios, além das aulas, em que os alunos possam adquirir conhecimentos, e sobretudo experiência.
Não é de mais salientar, que apesar de serem actividades ditas “opcionais” dever-se-á ter em conta todas as responsabilidades e obrigações acarretadas, visto que poderão comprometer os projectos associados.


Insectário

Partindo de uma (ou mais) saídas de campo a realizar este ano, propomo-nos a identificar e montar espécimes de insectos para realizar uma Colecção de Referência da Entomofauna Portuguesa para a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Esta colecção poderá ser mais tarde usada nas aulas de Zoologia, Ecologia e Conservação. É também do interesse deste projecto a conservação e, até mesmo, desenvolver novos métodos de conservação para este tipo de colecções, de modo a preservá-las pelo máximo período de tempo possível. Este ano vamo-nos focar mais nas Borboletas diurnas (Lepidoptera Ropalocera), o que não significa que não daremos importância a todas as outras ordens.
Serão necessárias no máximo 2 pessoas para estes trabalhos (em horário a definir).

Se estiveres interessado contacta:
Responsável: Pedro Duarte Coelho,
pedromjdcoelho@gmail.com



Crescimento e abundância de juvenis de peixes (D. sargus e Atherina sp.) na plataforma rochosa da Praia da Parede.

As costas marinhas rochosas são tradicionalmente utilizadas pelos juvenis de peixes como zonas de abrigo e zonas de alimentação. Por essa razão são também denominadas zonas nursery, dada a importância que assumem do ponto de vista da conservação de espécies economicamente importantes.
A monitorização da abundância e do crescimento dos juvenis da ictiofauna residente e não-residente destas áreas é essencial, sobretudo quando existem dados ao longo de vários anos consecutivos. Estes dados de longa duração permitem detectar não só pequenas flutuações anuais nas populações de peixes costeiros, mas também representam um barómetro biológico que permite quantificar tendências a longo-prazo, eventualmente relacionadas com alterações climatéricas globais.












Se estás interessado/a contacta:
Frederico Almada (
frederico.almada@ulusofona.pt) ou Fábio Ferreira Carlos (fabiocarloss@gmail.com)










Projecto " Mãos na Ciência"


Informam-se todos os alunos, que o Projecto "Mãos na Ciência" necessita de voluntários. Actualmente, este projecto incide essencialmente em dois temas:

- “Desenvolvimento embrionário do pinto”
- “Desenvolvimento do ouriço-do-mar” (a partir de Maio)

Em sessões de duas horas, os alunos de 11º e 12º ano têm a oportunidade de estabelecer um contacto íntimo com a verdadeira essência da ciência, uma vez que interagem directamente com o material biológico e aprendem a trabalhar num verdadeiro laboratório.
Assim, a todos os interessados em participar como voluntários neste projecto, é favor contactar o responsável Luis Raposo (
luis.raposo@ulusofona.pt), de forma a puderem receber o calendário com as datas das sessões deste ano lectivo.


Projecto “LUSOVENOME”

As toxinas animais em geral constituem uma fabulosa reserva natural de moléculas com actividades biológicas originais. Amostras de veneno, bem como amostras de tecidos, serão recolhidas a partir de espécies venenosas de cobras e peixes portugueses, e de conos (moluscos gastrópodos) de Cabo Verde. Estas amostras de veneno serão submetidas a electroforeses bidimensionais de maneira a determinar “venomas” (= proteomas de veneno) individuais. Manchas proteicas serão transferidas para membranas para permitir a sequenciação N-terminal. As sequências parciais de aminoácidos obtidas permitirão a identificação da maior parte dos constituintes dos venenos. A partir das amostras biológicas, os genes de constituintes de veneno seleccionados serão sequenciados e a sequência completa de aminoácidos será deduzida. Utilizando estas sequências, a função das proteínas respectivas será inferida. Finalmente, as características funcionais do veneno serão conhecidas em pormenor e o potencial biotecnológico e farmacêutico dos constituintes de veneno identificados será considerado.

Este é essencialmente um projecto de investigação fundamental em que esperamos construir as fundações para futuros trabalhos aplicados, da nossa ou de outras equipas, nas áreas do desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas ou da investigação farmacêutica.

Uma melhor compreensão das interacções entre as toxinas e os seus alvos podia conduzir a:
- Melhores tratamentos das intoxicações.
- Capacidade de extinguir uma função biológica específica num modelo animal (rato, peixe-zebra…).
- Tratamentos médicos novos contra agentes patogénicos ou cancro.

Vagas para voluntários preenchidas, com possibilidade de abertura de duas vagas pela Primavera.
Mais informações: contactar o Professor Stéphane Besson para o e-mail stephane@dq.fct.unl.pt







Triagens LusoExpedição

Durante o ano lectivo de 2007/08 vão ser efectuadas sessões de triagem do material recolhido na famosa Lusoexpedição 2006 e 2007. O que se pede são voluntários que possam estar algumas horas à lupa a separar os organismos das amostras bentónicas, em grandes grupos.
Além de ajudares toda a organização, vais também ter a possibilidade de conhecer e observar organismos muito interessantes como o da imagem em baixo, pertencente ao género Manzonia. Estas sessões vão ter lugar no laboratório E.1.2.

Para mais informações contactar os responsáveis:
Mónica Albuquerque. Contactos: 962844240,
mokina_alb@iol.pt
Professor Gonçalo Calado,
bagoncas@gmail.com.

Extracção de óleos essenciais da planta murta e estudo da sua acção antioxidante

A Extracção Supercrítica (ESC) é um método de separação que utiliza como agente de extracção um fluido em condições supercríticas. A ESC constitui uma técnica alternativa aos processos convencionais de extracção por solventes orgânicos. A substituição destes por fluidos supercríticos tem como resultado extracções mais rápidas e, na maior parte dos casos, mais eficientes. Apresenta igualmente a vantagem de se abandonar a utilização de grandes quantidades de solventes orgânicos, facto este extremamente significativo pela importância de que se reveste em termos ambientais. O uso de dióxido de carbono como solvente supercrítico tem vantagens adicionais, tais como, o ser obtido a baixo custo devido à sua abundância, ter uma elevada pureza, ser inodoro e insípido, ser quimicamente inerte, não tóxico, não inflamável, e permitir a obtenção de um extracto livre de solvente.

O stress devido a oxidação está envolvido na patogénese de um grande número de doenças. Também a oxidação de lípidos é responsável pela deterioração de gorduras e óleos em produtos alimentares resultando na sua deterioração em termos de cor, sabor e valor nutritivo. Uma das principais vias de retardar a oxidação destes produtos é através da adição de antioxidantes os quais podem ser naturais ou sintéticos. O uso de antioxidantes sintéticos está proibido em diversos países devido a efeitos tóxicos de longo termo, nomeadamente efeitos carcinogénicos. Como consequência, existe uma grande procura de fontes de antioxidantes naturais.

A planta murta (Myrtus communis L.) pertence à família das mirtáceas. É um arbusto típico da zona mediterrânica e que é usado desde tempos ancestrais em aplicações medicinais e alimentares. O seu óleo essencial é usado em perfumes. É uma planta extensiavamente usada em algumas regiões do mediterrâneo, nomeadamente na Córsega, mas pouco usada em Portugal, apesar do grande potencial que oferece.

No presente estudo, pretende-se extrair os óleos essenciais da murta e estudar a sua acção antioxidante. Para tal usam-de diferentes técnicas de extracção, nomeadamente, Clevenger, extracção líquido-líquido e sólido-líquido, e extracção supercrítica, com ênfase nesta última. Pretende-se voluntários que pretendam enriquecer o seu curriculum com um trabalho de investigação extra-curricular.

O trabalho é essencialmente de natureza experimental, decorrendo na ULHT e no IST, sob orientação das professoras Maria João Cebola e Paula Pereira.

Todos os interessados poderão contactar a professora Maria João Cebola através do e-mail:
m.joao.cebola@gmail.com




Conferência Comportamento e Individualidade

A Conferência Comportamento e Individualidade em Primatas e outros Mamíferos tem lugar no âmbito das actividades comemorativas do 6º aniversário do BioCEL - o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade Lusófona. Esta conferência, organizada pelo BioCEL e membros do corpo docente do Grupo de Biologia, destina-se tanto a estudantes como profissionais. A conferência pretende lançar um debate criativo para a investigação futura num tópico que é relativamente jovem - o estudo da variação interindividual no comportamento animal. À medida que vamos conhecendo melhor cada espécie, a individualidade torna-se também mais saliente e acumulam-se os dados que a suportam. Temos o privilégio de ter como oradores convidados, especialistas que se encontram activamente a desenvolver investigação na área da personalidade e individualidade comportamental de primatas, que nos falarão dos seus métodos, descobertas mais recentes e perspectivas futuras de investigação.

Precisam-se voluntários para ajudar na divulgação e organização da Conferência. Todos os interessados poderão contactar a professora Augusta Gaspar através do e-mail: augustagaspar@yahoo.com ou Cátia Traça para o email, catiatraca@gmail.com.

PARTICIPEM!

0 Pareceres Científicos: