domingo, 7 de dezembro de 2008

Leituras alternativas do DNA humano

"As pesquisas sobre DNA sofreram uma mudança de direcção. Até agora os cientistas pensavam que esta estrutura era lida e copiada de uma única forma. Mas, quatro artigos publicados na revista científica “Science” desta semana mostraram que o DNA é uma via de mão dupla. Aliás, comparando ao movimento de uma grande avenida, a sua leitura pode ser feita pelos carros que passam nos dois sentidos e pelos pedestres. Os pesquisadores acreditavam que a leitura do DNA era feita em apenas uma direcção. Além disso, pensavam que apenas cerca de 5% era lido e passado para as células. O resto era visto como “lixo”, que sobrou da evolução, sem nenhuma função."

"O que os cientistas descobriram agora é que o DNA pode ser lido e copiado nas duas direcções. E mais, as transcrições no sentido contrário ao observado antigamente pelos pesquisadores são abundantes e distribuídas por todo o genoma. Além disso, podem ser diferentes, de acordo com cada tipo de célula. Assim, mostrou-se que o antigo “lixo” também é copiado pela RNA polimerase II, responsável pelo trabalho de "transcrever" o conteúdo do DNA, na forma de moléculas de RNA que são despachadas para outras partes das células para influir no metabolismo do organismo.

O estudo liderado por Torben Heick Jensen, do Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, identificou uma nova classe destas moléculas, designada de PROMoter uPstream Transcripts (PROMPTs)."


"Graças às PROMPTs, o DNA pode ser transcrito da esquerda para a direita ou vice-versa. Também, seus pontos iniciais e finais variam. Segundo os autores, a descoberta deve rever sobre como a informação genética é processada e como o processo é regulado. O próximo passo é delimitar a função das PROMPTs para saber como os genes são regulados. “O estudo apresenta um paradigma para a descoberta”, dizem os pesquisadores. Nickolas Papadopoulos, professor da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, é um dos autores de outro artigo sobre as “cópias” genéticas.

O pesquisador, junto com os colegas, descreveu uma técnica que determina de qual parte do DNA é feita cada cópia. Inclusivé, a equipa acredita que as transcrições - no sentido oposto do que havia sido proposto antigamente pelos cientistas - parecem ser uma característica que faz parte das células humanas, sugerindo ainda que ela seja uma componente fundamental da regulação génica. “Este método será útil para estudar a expressão de cada parte ‘copiada’ na evolução, no cancro e em outras doenças”, conta Papadopoulos em entrevista ao G1.

As demais pesquisas, da Universidade Cornell e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ambos nos Estados Unidos, apresentam indícios sobre o mesmo tema.

Eles apresentam um método que mapeia a posição, quantidade e orientação da transcrição - o resultado implica que a interacção entre o DNA e sua cópia é mais produtiva e eficiente, sugerindo transcrições unidirecionais e provenientes de mais genes. Essas cópias também podem ajudar na regulamentação do processo."


Por: Isis Nóbile Diniz

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL911305-5603,00-LEITURAS+ALTERNATIVAS+DO+MESMO+DNA+FAZEM+HUMANO+SER+MAIS+COMPLEXO.html

0 Pareceres Científicos: