A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), fundada em 1948, que tem como objectivo principal contribuir para a conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas. Em 2004, a LPN em parceria com a organização Fauna & Flora International (FFI), lançou o Programa Lince, cujo principal objectivo é a conservação e a gestão a longo prazo de um corredor de áreas prioritárias para a conservação do Lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal.
Local de Trabalho: Sede da LPN (Lisboa), Serra do Caldeirão (Alentejo/Algarve) e Sítio Moura/Barrancos (Alentejo).
Horário de Trabalho: tempo completo de Segunda a Sexta-feira, 8 horas diárias (com flexibilidade de horário para trabalho de acompanhamento e execução de acções de gestão no campo, censos e monitorização da flora e fauna, sessões de esclarecimento, acções de sensibilização e divulgação).
Remuneração: compatível com habilitações de acordo com o programa de estágios profissionais do IEFP.
Início Previsto: 1 de Setembro 2008
Duração: 9 meses
Para apresentar a candidatura: Enviar o Curriculum Vitae resumido (máximo 2 páginas com indicação de experiência profissional detalhada) junto com uma carta de motivação (até 1 página A4), dirigidos por correio electrónico para
lpn.natureza@lpn.pt ou por correio para o endereço “LPN/Programa Lince, Estrada do Calhariz de Benfica, 187, 1500-124 Lisboa”, com a referência “Candidatura a Técnico de Biologia – Programa Lince”.
A data limite de recepção de candidaturas é dia 21 de Julho (incluindo a recepção de candidaturas enviadas por correio para a Sede em Lisboa).
Após uma avaliação curricular prévia os candidatos seleccionados serão chamados para a realização de uma entrevista no dia 23 de Julho de 2008.
Tarefas principais:
- Trabalho de campo envolvendo técnicas de censo e monitorização da fauna e da flora (e.g.coelho bravo, mamíferos carnívoros, caracterização de habitat, etc.)
- Apoio no acompanhamento e execução de acções de gestão do habitat (sementeiras, marouços, bebedouros, comedouros, acções de recuperação da vegetação, etc.
- Apoio em tarefas administrativas
- Planeamento e preparação de trabalho de campo; Apoio no estabelecimento de protocolos com proprietários e caçadores;
- Organização de bases de dados em excel; Organização e catalogação de imagens; Elaboração de relatórios e textos de divulgação;
- Apoio na elaboração de candidaturas a projectos e na pesquisa de financiamentos; Apoio a acções de angariação de fundos;
- Elaboração e execução de actividades de educação e sensibilização ambiental;
- Apoio na organização e participação em eventos e acções de promoção (reuniões, seminários, congressos, feiras, etc.).
Requisitos:
- Licenciatura na área de Biologia ou Ciências Naturais concluída há menos de 3 anos;
- Possibilidade de efectuar deslocações por períodos relativamente longos para realização de trabalho de campo, acções de sensibilização, participação em eventos;
- Flexibilidade de horários;
- Boa fluência oral e escrita da Língua Portuguesa;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador (Microsoft Office: Word, Excel, Powerpoint e internet).