segunda-feira, 4 de junho de 2007

SAÍDA DE LABORATÓRIO: Instituto Português de Oncologia - Centro de Investigação de Patobiologia Molecular

O BioCEL organiza aquela que é a 4ª saída deste ano lectivo. Desta vez, o destino é o Instituto Português de Oncologia, uma das principais instituições centrada na investigação, no ensino e na assistência a doentes oncológicos. Inserido no Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil em Lisboa, a Unidade CIPM - Centro de Investigação de Patobiologia Molecular - é composta por quatro diferentes unidades: Patologia, Hematologia, Endocrinologia e Gastroenterologia. A actividade do CIPM está centrada no domínio da Oncobiologia e os seus objectivos principais são a caracterização biológica e molecular das várias doenças oncológicas das quatro áreas acima referidas. A maior parte dos investigadores desta unidade tem formação em ciências básicas, mas existe sempre envolvimento activo de clínicos nos projectos de investigação. A estreita relação entre o CIPM e o I.P.O.F.G., permite aos investigadores o acesso directo a um grande número de amostras biológicas das diversas patologias e constitui provavelmente uma vantagem maior da nossa Unidade.
Excertos de um texto original do Prof. José Conde

Data e Horário
21 de Junho de 2007 (5ª feira)
Ponto de encontro na saída do metro (sair para o lado que diz instituto de oncologia) da Praça de Espanha pelas 13h30.

Programa
Grupos de trabalho a contactar durante a visita:
- Endocrinologia (cancro da tiróide),
- Gastroenterologia (cancro do estômago, cólon),
- Angiogénese
- Hematologia (leucemias): usam várias técnicas de Biologia Molecular, Celular; aplicadas ao diagnóstico e despiste de neoplasias e investigação na área da carcinogénese.

Inscrições: através do e-mail: saidasdecampo@gmail.com (nome, contacto e Universidade ou Instituição a que pertence)

Vagas: Limite máximo de 10 pessoas.

VISITA GRATUITA
VAGAS JÁ PREENCHIDAS!

5 Pareceres Científicos:

Anónimo disse...

Sugiro que organizem um 2º dia porque gostava muito de ir e já não cheguei a tempo.
obrigada
Rita

Anónimo disse...

Eu subscrevo o comentário da Rita ! Eu tambem gostava de ir ... 10 vagas são poucas !

Bruno Galrito disse...

A grande afluência que houve, de pessoas interessadas em participar na saída de laboratório ao Instituto Português de Oncologia, fez com que as vagas se esgotassem em menos de 24 horas. Ficamos contentes pelo número de inscritos, mas temos pena de não poder levar todos os interessados. Neste momento temos 44 inscrições!
Actividades realizadas em laboratório implicam um número reduzido de participantes, isto para que todos possam tirar o máximo proveito.
A visita é uma cortesia do Instituto Português de Oncologia e da professora Ana Sofia Cachaço que desde o início se disponibilizou em colaborar na organização desta.
Vou contactar a professora para ver se conseguimos então a marcação de outro dia. Se tal se suceder as 10 pessoas seguintes serão contactadas por mail.
Obrigado pela compreensão.

Anónimo disse...

Enviei o mail apenas hje dia 11 mas espero que consigam a marcação para outro dia se assim por favor contactem-me.
Obrigada,
Patrícia

Rita Calado disse...

Queria apenas dizer que foi uma visita bastante interessante e versátil onde foram abordadas diversas áreas relacionadas com a investigação e o diagnóstico!
Adorei e parabéns aos responsáveis por esta iniciativa!