quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ciclo de conferências

O Museu Nacional de História Natural dá início a um primeiro ciclo de conferências, sobre a história do Universo, da Terra e da vida, que se enquadra na exposição:
A Aventura da Terra – um planeta em evolução

Numa altura em que astrofísicos procuram outros planetas e que biólogos, químicos e paleontólogos propõem diferentes teorias sobre as condições que deram origem ao aparecimento da vida, importa olhar a Terra como um sistema em constante mutação, que deve ser compreendida no seu todo.

A Aventura da Terra – um planeta em evolução é uma exposição organizada pelo Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa a inaugurar no dia 19 de Novembro de 2009. Esta exposição insere-se nas comemorações finais do Ano Internacional do Planeta Terra, que ocorreu durante 3 anos, e prolonga-se pelo Ano Internacional da Biodiversidade, 2010.

Este primeiro ciclo de conferências no âmbito desta exposição procura levar os “entendidos” e os “iniciados” pela aventura do planeta, das suas condições ambientais que permitiram a evolução e a diversificação das formas de vida. Procura acima de tudo divulgar a ciência para a sociedade e partilhar frutuosas discussões à volta dum tema tão interessante como é o da evolução do nosso planeta.

Anfiteatro Manuel Valadares 18:00h

17 Setembro 2009
Condições Astronómicas para a Vida no Universo - Rui Agostinho

28 Setembro 2009
The Encyclopedia of Life - David Patterson

8 de Outubro 2009
A História do Clima da Terra - Filipe Duarte Santos

29 de Outubro 2009
Os próximos milhares de milhões de anos - António Ribeiro

12 de Novembro 2009
A terra primitiva e a origem da vida - Fernando Barriga

26 de Novembro 2009
Em busca de outras Terras - Nuno Santos

10 de Dezembro 2009
A origem e diversificação do mundo microscópico - Rogério Tenreiro

Mais informações em www.mnhn.ul.pt/

0 Pareceres Científicos: