segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Cientistas obtêm células estaminais de líquido amniótico

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no Estado americano da Carolina do Norte, conseguiram extrair as células do líquido amniótico que envolve o bebé no útero de mulheres grávidas e cultivaram-nas em laboratório.
Os tipos mais úteis de células estaminais eram, até hoje, originárias de embriões humanos especialmente criados para isso mas esta prática causou demasiada polémica para ser possível mantê-la.
Os defensores da pesquisa com células estaminais sublinham a esperança que comportam no tratamento de diversas doenças, como diabetes, Parkinson e Alzheimer. No entanto, alguns especialistas britânicos duvidam da viabilidade da técnica: crêem que recolher líquido amniótico de um grande número de mulheres pode ser difícil.
A equipe de Wake Forest extraiu as células de amostras do líquido retirado como parte de exames regulares feitos durante a gravidez, e fizeram uma cultura em laboratório, constatando que as células tinham potencial para se transformarem numa ampla variedade de células.
Os pesquisadores concluíram que as células amnióticas são capazes de se transformar em vários tipos diferentes de células, com grande potencial para uso em tratamentos, especialmente na criança de cuja mãe foram retiradas.
(retirado de http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=18748)

0 Pareceres Científicos: