quinta-feira, 14 de junho de 2007

Bio Café

Grupo de Investigação Simetria e Desenvolvimento do IGC
O BioCafé é uma actividade organizada pelo BioCEL que consiste em palestras num ambiente informal, realizadas por investigadores na área da Biologia. Este evento terá lugar na Livraria Bulhosa (Campo Grande, nº10-B), terça-feira dia 19 de Junho, às 18horas. A entrada é livre.
É com grande honra que o BioCEL acolhe como convidada a investigadora Raquel Mendes, licenciada em Biologia pela Universidade Lusófona, bolseira no Instituto Gulbenkian Ciência, no Grupo de Investigação de Simetria e Desenvolvimento.

Abstract:

«Durante as primeira horas do desenvolvimento embrionário da galinha, é formada uma estrutura geralmente considerada como sendo a mais importante durante o processo de gastrulação, o nó de Hensen.
O nó de Hensen é uma estrutura epitelial globulosa que se forma na região rostral da linha primitiva. Durante a regressão do nó e da linha primitiva, vão-se formando diferentes estruturas derivadas das células do nó, sendo uma delas a mesoderme pré-somítica e o compartimento mediano dos sómitos. Os sómitos são estruturas esféricas que epitelizam a partir da mesoderme pré-somítica de uma forma síncrona e coordenada dando origem às estruturas simétricas do corpo, como é o caso da musculatura esquelética e o esqueleto axial.
O nó além de assimétrico morfologicamente (facto que constitui a primeira evidência de assimetria esquerda-direita identificada no embrião de galinha), expressa também genes de uma forma assimétrica. A expressão assimétrica dos genes do nó é transferida para a mesoderme da placa lateral possibilitando a criação de uma identidade esquerda-direita e o consequente posicionamento assimétrico dos órgãos internos. Até à data foi verificado em todos os vertebrados, que padrões aberrantes nesta expressão estão intimamente correlacionados com problemas na correcta disposição dos órgãos internos, resultando em diversos tipos de situs.
Dado que no nó a proteína de membrana N-caderina encontra-se também assimétrica e sendo esta importante para o correcto estabelecimento das assimetrias no desenvolvimento embrionário da galinha, colocou-se a seguinte questão: “estará a N-caderina a estabelecer uma identidade esquerda-direita às células do nó?” e “poderá ainda estar envolvida na selecção das células aquando a sua migração celular ?" »

4 Pareceres Científicos:

João Lourenço Monteiro disse...

Eu vou :)
Promete ser interessante.
Sugiro a todos os colegas que também venham assistir.
Dia 19 eu estou lá. Estejam vocês também!

Bruno Galrito disse...

eu tb estou vou la estar, todo orgulhoso da minha madrinha! :p

Rita Calado disse...

Sim senhora!
Finalmente vai-se concretizar o tão esperado biocafé!

Mafalda Pereira disse...

ehhh lá! numa livraria e tudo! ;) isto assim até dá 1 ar intelectual à coisa!