quinta-feira, 5 de julho de 2007

A Escola de Mar divulga e o BioCEL apoia!

Reserva Natural da Berlenga

Peniche, Leiria, 04 Jul (Lusa) - O secretário de Estado do ambiente assina quinta-feira uma carta de compromisso com o município de Peniche para dotar a ilha da Berlenga de infra-estruturas de geração de energia, produção de água potável e tratamento de águas residuais.

Trata-se do primeiro passo no caminho da sustentabilidade da própria Reserva Natural da Berlenga, minimizando a presença humana, tendo também em vista a candidatura à Reserva da Biosfera da UNESCO.

"A candidatura deverá ser elaborada até Abril [de 2008] e a parceria que se vai constituir e a elaboração do plano de ordenamento são contributos para que a candidatura possa ser um êxito", revelou o presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

Estando o plano de ordenamento em fase avançada, o autarca defende que, com o empenhamento de todas as entidades que vão assinar a carta de compromisso, o espaço deverá deixar de estar dimensionado para as 350 pessoas por ano, número largamente já ultrapassado.

"Essa carga deve ser definida com o conhecimento que do ponto de vista tecnológico poderá ser adoptado na Berlenga para que não seja um número definido de forma cega", frisou, sublinhando que o objectivo passa por "criar condições para que a ilha seja cada vez mais atractiva", mas que se possa preservar a sua biodiversidade.

Em 2006 foi restringido o número de visitantes, através da não concessão de licenças a embarcações marítimo-turísticas, que se dedicam ao transporte de turistas entre o Porto de Peniche e a Berlenga.

O projecto "Berlenga- laboratório de sustentabilidade" prevê um investimento de 2 milhões de euros, dos quais 120 mil euros são suportados pelo município, e pretende assim combater as ameaças que a ocupação humana poderá trazer a esta área protegida, valorizando o habitat natural de algumas espécies que aí existem.

"Será um passo muito importante se as águas residuais vierem a ser tratadas e que a qualidade da água possa ser ainda melhor", sustenta António José Correia, recordando que "o tratamento dos esgotos não é feito".

O autarca elogiou o empenhamento do secretário de Estado do ambiente, Humberto Rosa, que há um ano visitou a ilha, no âmbito das comemorações dos 25 anos da criação da Reserva Natural.

O governante assina o documento quinta-feira, pelas 10 horas, no Ministério do Ambiente, na presença do embaixador dos Estados Unidos da América, dada a presença da NASA no projecto, seguindo-se uma deslocação a Peniche, onde às 12h30 se dará o embarque para a ilha, que será visitada pela comitiva.

Integram a parceria várias instituições nacionais e internacionais, como a EDP- Energias de Portugal, a Águas de Portugal, o Instituto de Soldadura, o Instituto de Sistemas e Computadores do Porto, a Galp energia, a Marinha Portuguesa e o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação
Posted at 03:27 pm by escolademar

O diário da nossa estadia e as fotos estão para breve...pedia uma paciência ENÓRME aos curiosos!

1 Pareceres Científicos:

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar, resta saber se realmente vai ajudar o ENÓRME arquipelago da berlenga ou levar pra la mais pessoas k agarram juvenis e os estrangulam :P