domingo, 25 de novembro de 2007

Células da pele humana transformadas em células-mãe


Dois grupos de cientistas conseguiram transformar células da pele humana em células-mãe, abrindo acesso potencialmente ilimitado à substituição de tecidos ou de órgãos, segundo dois estudos publicados a 21 de Novembro de 2007.

Esta descoberta simultânea por uma equipa japonesa e uma equipa americana “vai mudar totalmente o campo” das pesquisas, afirma James Thomson, autor do estudo americano publicado pela edição on-line da revista Science.

As células-mãe são consideradas como uma possível panaceia para algumas das doenças mais mortais, uma vez que elas podem evoluir em celular de 220 tipos diferentes no corpo humano.


No entanto, o acesso às células-mãe, mesmo que para fins científicos, está limitado devido a considerações éticas sobre a utilização e a clonagem de embriões humanos. Além disso, os órgãos transplantados obtidos a partir de células-mãe embrionárias podem ser rejeitadas pelo paciente. Esta nova técnica, após ser melhorada, poderá permitir criar células-mãe com o código genético do paciente, eliminando assim os riscos de rejeição.


Permitindo aos cientistas o acesso mais facilitado às células-mãe, esta técnica deverá também permitir avançar rapidamente no tratamento do cancro, das doenças de Alzheimer e de Parkinson, da diabetes, da artrite, das lesões da espinal-medula, das queimaduras e das doenças cardíacas.

A equipa japonesa, conduzida por Shinya Yamanaka da Universidade de Kyoto, conseguiu criar uma linha células-mãe a partir de 5.000 células. O seu estudo será publicado a 30 de Novembro da revista Cell.


Texto retirado de: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=24416

0 Pareceres Científicos: