terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Projecto Biomares contribui para o registo de 220 novas espécies na Arrábida


No Ano Internacional da Biodiversidade (2010), o projecto Biomares, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), contribui com a adição de 220 novos registos de espécies para o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (Arrábida).

De acordo com o CCMAR, a monitorização que o Projecto LIFE Biomares tem realizado no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha desde 2007, "veio acrescentar 220 novas espécies à já longa lista de registos dentro do Parque Marinho. Este acréscimo vem confirmar mais uma vez, a importância desta região como “hot spot” da biodiversidade, e eleva para 1320 o número de espécies registadas para o local", referem os responsáveis.

De acordo com os dados recolhidos, este acréscimo inclui, entre outras, 37 espécies de peixes, 21 espécies de crustáceos, 21 espécies de bivalves, 76 espécies de poliquetas, e 4 espécies de equinodermes.

Duas das espécies que constam nos novos registos, no caso o cação-liso, Mustelus mustelus e o cação-perna-de-moça, Galeorhinus galeus, que são mencionados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do IUCN com o estatuto de "vulnerável". Uma terceira espécie, a raia-branca, Rostroraja alba, está mencionada com o estatuto de "em perigo".

Retirado do site

0 Pareceres Científicos: