terça-feira, 8 de junho de 2010

Hispaniolan solenodon: espécie existe há 76 milhões de anos

Investigadores do projecto "The Last Survivors" (Os Últimos Sobreviventes) estão a tentar salvar, na República Dominicana, um dos mais estranhos e mais antigos mamíferos da Terra: o Hispaniolan solenodon.

Esta espécie, que existe há 76 milhões de anos, é considerada um “fenómeno” da natureza na medida em que resistiu a todas as transformações que ocorreram no planeta Terra ao longo dos tempos, enquanto as outras formas de vida ao seu redor foram extintas.


Contemporâneo dos dinossauros, o Hispaniolan solenodon passou por uma série de mudanças como, por exemplo, aquando da formação da actual ilha de São Domingos, que alberga o Haiti e a República Dominicana. Nessa altura, um pedaço de terra ligado à grande massa que hoje forma a América do Norte se soltou, levando consigo alguns mamíferos que se alimentavam de insectos (os antepassados do solenodon).

Passados 11 milhões de anos, deu-se a extinção dos dinossauros, sendo que o planeta foi dominado pela escuridão, o que foi devastador para várias espécies. Mas ainda assim, o Hispaniolan solenodon sobreviveu.

As adversidades não terminaram por aqui e a chegada do Homem a este território, há seis mil anos, representou um novo desafio para este animal. Se até aí havia 25 espécies de mamíferos terrestres na ilha, apenas duas resistiram à presença humana, entre as quais o
Hispaniolan solenodon.

Porque sobreviveu?


"Há um conceito de que o Hispaniolan solenodon é um 'fóssil vivo', porque parece ter retido algumas características ancestrais", disse Sam Turvey, da Sociedade Zoológica de Londres, que está a colaborar no projecto.

Uma dessas características é a ranhura nos seus dentes, que lhe permite injectar veneno nas suas presas, um traço único entre os mamíferos actuais.

As dimensões deste animal também pode ter contribuído para a sua sobrevivência, especialmente durante a chegada de Cristóvão Colombo à ilha, em 1492. Na época, os ratos que estavam no navio invadiram o território e, se fosse menor, o Hispaniolan solenodon, que é do tamanho de um coelho, provavelmente teria sido devorado pelos “invasores”. Se fosse maior, poderia também ter-se tornado numa presa para os humanos.

retirado do site

0 Pareceres Científicos: