quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pesticidas podem diminuir populações de abelhas

A população de abelhas e de outros insectos polinizadores diminui devido à sua alegada desorientação provocada pelo uso de pesticidas, admitem cientistas do Centro de Neurociência da Universidade escocesa de Dundee.

Os cientistas estudarão durante os próximos quatro anos os movimentos de 2500 insectos, nos quais colocaram um “microchip” na cabeça, cita o jornal "The Times". Serão ainda pesados à entrada e à saída das colmeias para averiguar quanto polén e néctar transportam.

Próximo de três dessas colmeias há o uso de pesticidas, enquanto noutras tantas não se utilizam essas substâncias. Vai assim ser avaliada a hipótese de que os animais sujeitos aos efeitos dos pesticidas ficam mais desorientados, ou seja, os investigadores vão verificar se as substâncias afectam negativamente a memória, a capacidade de comunicação e o sentido de orientação.
Apesar de haver pesticidas que demonstraram não ter efeito, os investigadores pretendem perceber se a sua combinação tem consequências negativas para os insectos.

Informação retirada do site

0 Pareceres Científicos: