segunda-feira, 30 de abril de 2007

Reconstrução do Passado: Do Big Bang à Linguagem


objectivo da ciência derivar racionalmente as leis da Natureza que explicam o mundo e a nós próprios. A Cosmologia, a Física, a Química e a Biologia, permitem hoje reconstruir o passado do Universo e da Terra, da Vida e do Homem, da Linguagem e da Sociedade."
Este é o tema central do simpósio "Reconstrução do Passado: Do Big Bang à Linguagem" que se realiza nos dias 4 e 5 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian. Uma série de conferências sobre as leis da natureza que descrevem o nosso trajecto evolutivo.
Em relação ao programa, destacam-se as conferências " A origem da evolução Darwiniana", "A origem da vida celular", e "A origem dos humanos: genoma"

O resto do programa pode ser consultado em http://www.gulbenkian.pt/


(adaptado de www.gulbenkian.pt)

sábado, 28 de abril de 2007

O Corpo Humano como nunca o viu…” chega a Portugal




“O Corpo Humano como nunca o viu…” chega pela primeira vez a Portugal na primeira quinzena do mês de Maio, ficando patente no Palácio dos Condes do Restelo. Esta exposição permite ao público explorar os mistérios do seu próprio corpo e da sua própria existência. A exposição recorre a corpos e órgãos humanos reais preservados através de um processo de polimerização que permite mostrar a fisionomia do corpo humano e dos seus sistemas em suportes reais como nunca visto. “O Corpo Humano como nunca o viu…” tem como objectivo mostrar o corpo humano tal como ele é na realidade e em todas as suas dimensões, permitindo, dessa forma, que as pessoas se consciencializem sobre o seu próprio corpo e o respeitem, potenciando a adopção de estilos de vida mais saudáveis. "


Mais informações no site http://www.ocorpohumano.net/




quarta-feira, 25 de abril de 2007

Exposição "Ciência, Ambiente e Natureza"

Tens fotografias ou trabalhos originais sob a temática "Ciência, Ambiente e Natureza" que queiras ver expostos no "Dia do Departamento de Engenharias e Ciências Naturais"?
Envia-nos a tua proposta para BioCEL, Associação Académica Lusófona, Campo Grande 376, 1749 - 024 Lisboa ou entrega pessoalmente a qualquer membro do BioCEL o teu trabalho (Poster, Maquete etc) ou fotografia (tamanho mínimo A4).
Os vinte melhores trabalhos/fotografias serão expostos dia 22 de Maio no átrio da Biblioteca Víctor de Sá da U.L.H.T..
Os participantes serão responsáveis por todos os custos de produção do material. Mais informações em biolusofona@gmail.com.

sábado, 21 de abril de 2007

Curso de Mergulho




Pela primeira vez, O BioCEL organiza em parceria com a Nautilus-Sub um CURSO de MERGULHO - PADI Open Water Diver. Como núcleo de Biologia, a organização deste curso pretende dar aos nossos alunos a possibilidade de aprender os exercicios básicos e a teoria de mergulho como complemento ao trabalho de campo efectuado nas Universidades.


Contudo, este é um curso destinado a todos aqueles que pretendam tomar conhecimento das regras e conceitos básicos das técnicas de mergulho.


O preço total do curso é de 318 euros, e inclui o aluguer de todo o material necessário, excepto o fato de banho. Data e Horário a definir consoante o número de inscrições. Inscrições e mais Informações para biocursomergulho@gmail.com.




Jobs for the Byo's

No próximo dia 22 de Maio, realizar-se-á na Universidade Lusófona a sessão "Jobs for the Byo's", com organização a cargo do BioCEL, inserida no programa dos "Dias do Departamento".
Esta actividade tem em vista a participação de vários profissionais de diferentes áreas de Biologia através de breves comunicações orais e dirige-se a um público constituido por estudantes de Biologia, Biotecnologia e Ambiente. É nosso objectivo contar com personalidades ligadas a ramos distintos da Biologia, no sentido de expandir os conhecimentos dos estudantes, no que diz respeito às diferentes possibilidades de emprego nesta área.
Para cumprir este objectivo o painel de oradores convidados inclui desde responsáveis de empresas do impacto ambiental até técnicos de clínicas de infertilidade, representando áreas aplicadas da Biologia e fugindo ao esteriótipo de que as saídas profissionais deste tipo de cursos se restringem à investigação e ao ensino.

Ocorrerá também neste dia uma exposição de fotografias dos alunos das mesmas áreas da ULHT que atempadamente será divulgada e exposição de posters que tenham sido realizados pelos alunos. Quem quiser ver o seu poster e/ou fotografias expostas neste evento pode contactar biolusofona@gmail.com.
Por isso, desde já, reservem o dia 22 de Maio porque com certeza, será um dia rico em informação profissional útil e em exemplos bem sucedidos do que é ser Biólogo em Portugal.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

LusoExpedição 2007



A partir de segunda-feira, dia 23 de Abril e até ao dia 27 de Abril, estarão abertas as inscrições para a LusoExpedição 2007. Nos dias 28 e 29 de Abril será realizado o sorteio para a atribuição de vagas.
Esta expedição tem como destino os Açores (Banco Dollabarat e Formigas) , uma duração de aproximadamente 18 dias (entre 12 de Maio e 1 de Junho de 2007), e terá um custo de cerca de 130€. As inscrições destinam-se aos alunos dos cursos de Biologia, Ciências do Mar, Engenharias do Ambiente, Biotecnológica, Electrotécnica e de Gestão Industrial, e Química. Serão, posteriormente, afixados posters com mais informações e todos os alunos serão notificados por e-mail, a partir de segunda-feira. Os alunos que pretendem inscrever-se devem ter em consideração que serão 6 dias de viagem de navio para a ida e mais 6 dias de viagem para a volta.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Curso de Iniciação à Fotografia - José Romão


Pela primeira vez, O BioCEL organiza em parceria com a MilCores um CURSO de INICIAÇAO à FOTOGRAFIA, dado por José Romão.
Como núcleo de Biologia, a organização deste workshop de fotografia pretende dar aos nossos alunos a possibilidade de aprender a tirar melhor partido da sua máquina para registo das actividades e pesquisas de campo e laboratório. Contudo, este é um workshop destinado a todos aqueles que pretendam aperfeiçoar ou tomar conhecimento das regras básicas de fotografia.

Será leccionado em horário pós-laboral, dias 2, 3, 7, 9 e 10 de Maio das 20h às 23h e Dia 13 de Maio das 10h às 13h, na Universidade Lusófona - Auditório Pessoa Vaz, Campo Grande, n.º 376 1749 - 024 Lisboa.
O preço total do curso é de 75 euros, mas para os estudantes o mesmo é de 60 euros. As inscrições efectuam-se até 30 de Abril em www.milcores.pt ou pelo Telf: 212.959.212, 969.871.009 ou 919.222.662.



segunda-feira, 16 de abril de 2007

Alunos de Endocrinologia retornam após uma semana no Algarve

Os alunos da cadeira de Endocrinologia Comparada, regressaram ontem a Lisboa, pelas 20:30, após cinco dias de exaustão em Albufeira. Todo o trabalho laboratorial foi realizado no "Ramalhete", o Centro de Ciências do Mar do Algarve, pertencente à Universidade do Algarve. Esta saída de campo, que corresponde às aulas práticas da cadeira, foi vital para a apreensão de conceitos sobre o comportamento de Tilápias (o objecto de estudo), o papel de algumas hormonas nos seus comportamentos e técnicas práticas de recolha de amostras biológicas tais como urina, sangue e escamas bem como a realização de gonadoctomias em peixes. Podemos acrescentar que as experiências foram bem sucedidas, já que ocorrem apenas duas baixas ictiológicas.
Contámos também com a presença de alguns investigadores que nos brindaram com três exposições orais sobre o papel dos "Cromatóforos", "Radioimunoensaios" e "Bioética e stress na investigação em peixes".
Fica a ilustração da parte pedagógica da saída e, porque não, dos momentos menos disciplinares mas não menos entusiásticos que nos ocuparam durante esta semana de trabalho.



BioCEL/Bi0Logos - bioaquaria

Nasce em Março a primeira parceria estabelecida pelo BioCEL com uma nova revista de aquariofilia - a bioaquaria.

Esta parceria consiste na colaboração de ambas a entidades para posterior divulgação das mesmas, ou seja, a bioquaria compromete-se em cada número de ter um espaço para publicidade ao BioCEL e ao Bi0Logos, enquanto que estas duas entidades fazem também posterior divulgação da revista.

Este post é dedicado a uma primeira apresentação da revista e ao lançamento da 1ª edição em Março. Os seguintes posts vão conter em primeira mão um resumo de todos os assuntos abordados em cada edição da revista.


Texto por João Cotter,

Director da bioaquaria.

A bioaquaria é uma recente publicação periódica bimestral distribuída pelas bancas a nível nacional (continente e ilhas) para milhares de pontos de venda, comotabacarias, papelarias e lojas de animais.

É uma revista com uma tiragem inicial de 7.500 exemplares e com conteúdos maioritariamente
voltados para a aquariologia (70 a 80%), sendo os restantes distribuídos pela biologia marinha,
conservação ambiental marinha, biodiversidade, aquacultura e mergulho.

A revista possui artigos técnicos voltados para os iniciantes de aquarismo e para os mais experientes, desde a água doce à água salgada, reportagens, eventos, notícias, e muito mais... não só para aquaristas, como também para todos os amantes da vida aquática.

O nº de aquaristas portugueses encontra-se em franca expansão e ronda os 30.000 (que têm a aquariologia como hobby efectivo). A classe social do público-alvo é média, média/alta (maior predominância) e alta.

A edição n.º 0 encontra-se online no nosso website: www.bioaquaria.pt e disponível num ficheiro em formato pdf para download e eventual impressão por parte do leitor. A edição n.º 1 (Março de 2007) foi impressa e encontra-se à venda em todo o território português.
Actualmente, a bioaquaria é a única revista de aquariologia impressa em
Portugal.

A revista conta com mais de 35 colaboradores ao nível dos conteúdos, distribuídos entre nacionais e estrangeiros (inclusive brasileiros), incluindo associações e fóruns de aquariologia, biólogos, químicos, fotógrafos, mergulhadores e especialistas nas mais variadas áreas da aquariologia.

João Cotter


Como acima referi, em cada edição farei conta de um resumo do contéudo da revista...este mês foi complicado adquirir a revista, tanto devido à grande procura, como o pouco tempo disponível. Contudo o texto acerca da expedição ao Gorringe, realizada em 1998, despertou instantâneamente o meu interesse. Ficou em suspenso a proposta para a publicação na bioaquaria de um texto sobre a LusoExpedição 2006, depois do Verão.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

“Três centros de recuperação de animais selvagens fecham por falta de verbas.”

Três dos seis centros de recuperação de animais selvagens vão fechar em 2007, após o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) pôr fim aos protocolos que mantinha com as associações ambientalistas que geriam estes locais. Com estes encerramentos, o ICN conta poupar 45 mil euros, justificando-os com cortes orçamentais.

Os responsáveis da Quercus e da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) mostram-se preocupados com o destino dos animais, pois estes centros acolhiam metade dos 1200 animais recebidos em centros de recuperação, sendo 26% destas espécies ameaçadas.
Segundo o ambientalista Samuel Infante, responsável do Centro de Recuperação de animais selvagens de Castelo Branco “O Estado vai gastar muito mais dinheiro com o encerramento dos centros. Basta pensar no que se gasta em combustível para levar uma ave do Alentejo para o Algarve”.


Neste momento estão 20 animais sem destino nos centros de Castelo Branco e de Santo André (geridos pela Quercus), sendo necessário um “co-financiamento” público para os referidos centros.

Carlos Miguel Cruz, responsável pelo Centro de Acolhimento e Recuperação de Animais Silvestres, confirmou que este centro também encerrará por falta de verbas, visto que desde 2006 não recebem os 7.981 euros designados para este centro, acontecendo o mesmo com os centros geridos pela Quercus. Actualmente o Centro de Acolhimento e Recuperação de Animais Silvestres tem entre 30 a 40 aves protegidas (Grifos, Águias e Corujas), mas também recebia mamíferos (cerca de 10 por ano), tendo Carlos Miguel Cruz afirmado que estes serão reencaminhados para o ICN, pois é esta entidade que tutela as espécies protegidas.

Os ambientalistas da Quercus e da LPN afirmam-se surpreendidos com a decisão do ICN visto que estes centros se situam nas zonas onde existem mais espécies protegidas.
Apesar destas ocorrências o ICN afirma que não abandonou o apoio a centros de recuperação de animais selvagens e garante que os montantes em dívida serão pagos.

Adaptado de Público por João Pereira de Lima

Alterações Bio Logos


O Bio Logos define-se como um boletim de carácter informativo que tenta compilar notícias e acontecimentos que mereçam a atenção dos alunos.

Para este boletim previu-se um frequência mensal que iria depender essencialmente da colaboração dos alunos da licenciatura, que assumiriam os papeis de leitor e colaborador. O primeiro dos dois foi conseguido com êxito. Mas o segundo, do qual depende a existência do Bio Logos não correspondeu às expectivas, ainda que muitos continuem a interessar-se e a procurar trabalhar no sentido de manter este periódico.

Desta forma, a equipa responsável pelo Bio Logos decidiu eliminar as edições correspondentes aos meses de época de exames ( Fevereiro e Julho, portanto) e passar a editar o boletim de dois em dois meses. Em breve (leia-se, tão depressa quanto nos for possível, dadas as condições), sairá a edição de Março/Abril e a seu tempo, o Bio Logos correspondente a Maio/Junho.

Pelo exposto, é díficil prever uma data definitiva para a emissão do próximo, pelo que ficaremos pelo informal "assim que possível".


Com os melhores cumprimentos,


A equipa Bio Logos

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Workshop "Escrita Científica"



Temos o prazer de introduzir pela segunda vez o workshop de "Escrita científica", leccionado pela professora Clara Pinto Correia. Este é um programa interactivo, de discussão e aprendizagem dos métodos e conhecimentos básicos para uma escrita correcta e fluente em português." Num ambiente descontraido, tem como principal objectivo, corrigir os erros de escrita mais comuns em estudantes Universitários.

O workshop decorrerá entre dia 17 de Abril e 26 de Junho de 2007, terças-feiras das 16h ás 18h. Inscrições até 30 de Abril para escritacientifica@gmail.com.
Mais informações disponiveis em http://biocel-lusofona.blogspot.com/ ou escritacientifica@gmail.com

A Direcção do BioCEL