segunda-feira, 16 de abril de 2007

BioCEL/Bi0Logos - bioaquaria

Nasce em Março a primeira parceria estabelecida pelo BioCEL com uma nova revista de aquariofilia - a bioaquaria.

Esta parceria consiste na colaboração de ambas a entidades para posterior divulgação das mesmas, ou seja, a bioquaria compromete-se em cada número de ter um espaço para publicidade ao BioCEL e ao Bi0Logos, enquanto que estas duas entidades fazem também posterior divulgação da revista.

Este post é dedicado a uma primeira apresentação da revista e ao lançamento da 1ª edição em Março. Os seguintes posts vão conter em primeira mão um resumo de todos os assuntos abordados em cada edição da revista.


Texto por João Cotter,

Director da bioaquaria.

A bioaquaria é uma recente publicação periódica bimestral distribuída pelas bancas a nível nacional (continente e ilhas) para milhares de pontos de venda, comotabacarias, papelarias e lojas de animais.

É uma revista com uma tiragem inicial de 7.500 exemplares e com conteúdos maioritariamente
voltados para a aquariologia (70 a 80%), sendo os restantes distribuídos pela biologia marinha,
conservação ambiental marinha, biodiversidade, aquacultura e mergulho.

A revista possui artigos técnicos voltados para os iniciantes de aquarismo e para os mais experientes, desde a água doce à água salgada, reportagens, eventos, notícias, e muito mais... não só para aquaristas, como também para todos os amantes da vida aquática.

O nº de aquaristas portugueses encontra-se em franca expansão e ronda os 30.000 (que têm a aquariologia como hobby efectivo). A classe social do público-alvo é média, média/alta (maior predominância) e alta.

A edição n.º 0 encontra-se online no nosso website: www.bioaquaria.pt e disponível num ficheiro em formato pdf para download e eventual impressão por parte do leitor. A edição n.º 1 (Março de 2007) foi impressa e encontra-se à venda em todo o território português.
Actualmente, a bioaquaria é a única revista de aquariologia impressa em
Portugal.

A revista conta com mais de 35 colaboradores ao nível dos conteúdos, distribuídos entre nacionais e estrangeiros (inclusive brasileiros), incluindo associações e fóruns de aquariologia, biólogos, químicos, fotógrafos, mergulhadores e especialistas nas mais variadas áreas da aquariologia.

João Cotter


Como acima referi, em cada edição farei conta de um resumo do contéudo da revista...este mês foi complicado adquirir a revista, tanto devido à grande procura, como o pouco tempo disponível. Contudo o texto acerca da expedição ao Gorringe, realizada em 1998, despertou instantâneamente o meu interesse. Ficou em suspenso a proposta para a publicação na bioaquaria de um texto sobre a LusoExpedição 2006, depois do Verão.

0 Pareceres Científicos: