segunda-feira, 16 de abril de 2007

Alunos de Endocrinologia retornam após uma semana no Algarve

Os alunos da cadeira de Endocrinologia Comparada, regressaram ontem a Lisboa, pelas 20:30, após cinco dias de exaustão em Albufeira. Todo o trabalho laboratorial foi realizado no "Ramalhete", o Centro de Ciências do Mar do Algarve, pertencente à Universidade do Algarve. Esta saída de campo, que corresponde às aulas práticas da cadeira, foi vital para a apreensão de conceitos sobre o comportamento de Tilápias (o objecto de estudo), o papel de algumas hormonas nos seus comportamentos e técnicas práticas de recolha de amostras biológicas tais como urina, sangue e escamas bem como a realização de gonadoctomias em peixes. Podemos acrescentar que as experiências foram bem sucedidas, já que ocorrem apenas duas baixas ictiológicas.
Contámos também com a presença de alguns investigadores que nos brindaram com três exposições orais sobre o papel dos "Cromatóforos", "Radioimunoensaios" e "Bioética e stress na investigação em peixes".
Fica a ilustração da parte pedagógica da saída e, porque não, dos momentos menos disciplinares mas não menos entusiásticos que nos ocuparam durante esta semana de trabalho.



5 Pareceres Científicos:

Rita Calado disse...

A melhor saída que já tive!
Foi uma forma muito divertida e práctica de aprender sobre esta área e não só!
Até me apetece repetir a cadeira para o ano...

Anónimo disse...

Sou inteiramente da mesma opinião, até compensou as noites mal dormidas! ;)
Grande Grupo :)

MT disse...

só acho necessario dizer que só tivemos um dia de descanço... esse da piscina em que nos despachamos mais cedo do trabalho e ás cinco lá estavamos a dar um mergulhinho...

BioCEL - Bio Conselho de alunos da Lusófona disse...

E agora como opinião pessoal: Foi, de facto, uma das melhores, se não a melhor saída de campo em 4 anos de universidade. Valeu a pena!

João Lourenço Monteiro disse...

Faço minhas, as vossas palavras.
De facto já foi tudo dito: Melhor saída de campo, Excelente grupo, 5 dias fenomenais.
Só é pena ter terminado, quero voltar!!!
Saudades...