sábado, 6 de outubro de 2007

Conferência na Fundação Calouste Gulbenkian


“A Ciência terá Limites?” é a interrogação de partida para a Conferência Gulbenkian 2007 que se realiza a 25 e 26 de Outubro, no Auditório 2 da Fundação.


A reflexão incidirá sobre a eventual crise ontológica na Ciência: se os progressos científicos têm motivado os avanços da história desde os tempos pré-socráticos, a Ciência estará agora a entrar num beco sem saída devido às limitações técnicas e à incapacidade de comprovar novas teorias? Esta vai ser a questão de fundo presente nas intervenções dos oradores convidados.
O professor e ensaísta George Steiner, convidado a conceber esta conferência e João Caraça, director do Serviço de Ciência da Fundação, deixam duas perspectivas em forma de análise introdutória para estes dois dias de reflexão.



A conferência conta com um elenco de luxo, onde se inclui Lewis Wolpert, autor de «Six Impossible Things Before Breakfast - The Evolutionary Origin of Belief», que em Março proferiu uma palestra com o tema «A origem evolutiva da religião», integrada nas «Conferências sobre religião e evolução» da Fundação Calouste Gulbenkian. David Sloan Wilson, autor de «Darwin´s Cathedral: Evolution, Religion and the Nature of Society», foi então o primeiro conferencista de uma lista que incluiu Richard Sosis, da Universidade Hebraica de Jerusalém e os filósofos Alvin Plantinga e Keith Parsons.


Para saber mais detalhes sobre a a Conferência Gulbenkian 2007, consultar a Newsletter de Outubro da Fundação (formato pdf).


Texto e imagem retirados de: http://dererummundi.blogspot.com/2007/10/cincia-ter-limites.html

0 Pareceres Científicos: