segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Descoberto mecanismo para bloquear multiplicação do VIH

Investigadores do Instituto de Genética Molecular de Montpellier, França, descobriram durante testes laboratoriais um novo mecanismo para bloquear a multiplicação do vírus da sida, segundo um estudo publicado hoje na revista on-line Plos Pathogens.

Os cientistas desenvolveram uma molécula química que ataca os mecanismos celulares que usam o VIH (vírus da imunodeficiência humana) para se multiplicar, enquanto os actuais medicamentos tentam atingir os próprios mecanismos do vírus.

"Em vez de atacar os componentes que o vírus transporta consigo, nós pretendemos atingir aqueles que são usados na célula", segundo explicou à agência France Press o investigador Jamal Tazi, do Instituto Genético e Molecular. Esta abordagem "inteiramente nova" deve permitir evitar que o VIH, ao longo de mutações e adaptações sucessivas, encontre uma forma de resistir à acção do medicamento.

Quando infecta uma célula imunitária, o VIH integra o seu próprio material genético no DNA e desvia o mecanismo celular em seu proveito para produzir novamente o vírus. Uma das primeiras fases necessárias implica a produção de RNA (ácido ribonucleico), uma espécie de intermediário do DNA, que serve para fabricar proteínas virais.

Os investigadores do Instituto de Genética Molecular e da Universidade de Montpellier descobriram uma molécula química (ICD16) que impede a maturação dos RNA do vírus. A partir de um "RNA pré-mensageiro", a maquinaria celular produz uma espécie de trabalho de reconstrução: as enzimas retiram as partes consideradas intrusas e voltam a colar os pedaços restantes para constituir o RNA mensageiro.

Este processo é bloqueado graças a uma molécula química testada, que é eficaz tanto nos vírus criados em laboratório como nos vírus isolados em pacientes.



Texto retirado de "http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=24208&op=all"

0 Pareceres Científicos: