sexta-feira, 7 de março de 2008

Sementes do mundo preservadas no gelo


Há cerca de uma semana foi inaugurado a “Arca de Noé Verde” localizada numa montanha congelada no remoto arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico.



Esta caixa forte de 130 metros actuará como um armazém de reserva para cerca de 4,5 milhões de amostras de sementes de todo o mundo, protegendo-as de mudanças climáticas, guerras e desastres naturais. Segundo especialistas, as sementes podem durar mil anos conservadas a uma temperatura de 18 graus negativos. O armazém tem capacidade para resistir a um terremoto ou a um ataque nuclear.



Outros países podem depositar as sementes no armazém, com o direito de retirar as amostras de acordo com sua necessidade. As sementes só poderão ser extraídas do local se todas as suas fontes tiverem sido destruídas ou se tiverem esgotado, a não ser que os países doadores – que são os proprietários das sementes – assim o requeiram. As operações deste armazém serão custeadas pelo Fundo Global de Diversidade Agrícola, operado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e pela organização da Biodiversidade Internacional.


Em Portugal também existe um armazém para estes fins – o Banco Português de Germoplasma em Braga. Este contém todas as variedades de milho, leguminosas e frutas de Portugal, preservando o património genético. Várias dezenas de sementes portuguesas vão ser preservadas na "Arca de Noé Verde”.


Mais informações: http://www.croptrust.org/main/



Imagem retirada deste site

Textos adaptados de:
1) 2)

0 Pareceres Científicos: