sábado, 5 de abril de 2008

NEBULis: "Ciência polar portuguesa: como é ser biólogo marinho na Antárctica?"


Biologia à 4ª

"Ciência polar portuguesa: como é ser biólogo marinho na Antárctica?"



Dia 9 de Abril, pelas 17:00, na sala 2.2.14 na Faculdade de Ciêncida da Universidade de Lisboa.

Esta palestra introduz a Antárctica, a ciência polar portuguesa dentro do Ano Polar Internacional (2007-09) e a importância das regiões polares para a investigação cientifica numa perspectiva planetária. Esta região são só por si causa um vasto fascínio pelas suas condições extremas e pela a sua fauna abundante.

Esta palestra investiga como a Antárctica pode ser um local ideal para testar hipoteses relacionadas com a biologia marinha, e relacioná-la com fenómenos a larga escala (por exemplo, as alterações climáticas). Os resultados da última expedição, que terminou em Fevereiro 2008, serão revistos. A experiência de viver nas regiões polares será também discutida.


José Xavier é doutorado em Zoologia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, e investigador pós-doutoral do British Antarctic Survey e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. Faz investigação sobre a Antárctica desde 1997 e é responsavel nacional por vários projectos do Ano Polar Internacional na area das ciências biológicas. É membro do Comité
Português para o Ano Polar Internacional, membro executivo da Associação de Jovens Investigadores Polares (APECS) e do Cephalopod International Advisory Council (CIAC). Biólogo marinho com numerosas publicações na ecologia e conservação de recursos marinhos nos Oceanos Antárctico e Atlântico, cujos estudos focam nas interacções tróficas nas cadeias alimentares marinhas em relação às alterações climáticas.


Organização:
NEBULis: Núcleo de Biologia da FCUL

0 Pareceres Científicos: