terça-feira, 1 de abril de 2008

Nova Pós-graduação da FECN


“ Produção de Óleos Essenciais, Aromas e Corantes e suas Aplicações Industriais ”

Esta pós-graduação, essencialmente de natureza experimental pretende formar profissionais competentes com elevada experiência laboratorial na produção de óleos essenciais, aromas e corantes e suas aplicações aos sectores industriais, particularmente na área dos cosméticos, perfumes, alimentar e bioenergias. Este curso, inovador a nível nacional, assume maior actualidade face à escassez de óleos essenciais (matéria prima actualmente importada), amplamente sentidas na indústria de cosméticos em Portugal e à falta de profissionais competentes nesta área.

A Pós-graduação visa promover a aquisição de competências essencialmente práticas utilizando as tecnologias tradicionais e inovadoras de extracção de produtos naturais, nomeadamente a extracção super-crítica. As extracções de óleos essenciais serão realizadas a partir de plantas terrestres e marinhas (algas). Em paralelo serão produzidos aromas e corantes por via sintética e estudadas as propriedades farmacológicas dos vários óleos extraidos. Serão utilizadas as técnicas de caracterização de produtos naturais e executado métodos específicos em análise sensorial e toxicologia geral.

O plano curricular deste curso, com alta componente prática, oferece uma abordagem interdisciplinar e complementar nas áreas de Química, Biologia, Farmácia e Biotecnologia e permite aos profissionais formados a posterior solicitação de créditos nas cadeiras equivalentes do Mestrado actualmente em avaliação no Ministério, permitindo uma rápida formação a nível superior.
Os trabalhos práticos de produção industrial de cosméticos serão realizados na Empresa produtora de Cosméticos Naturais Elisa Câmara e as extracções tradicionais e supercrítica na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.


Contactos :
Prof. Doutora Adilia Charmier, adilia.charmier@ulusófona.pt,
Telemóvel: 964667929.
Prof. Dra Lina Lopes, lina.lopes@ulusofona.pt,
Telemóvel : 934720012

0 Pareceres Científicos: