quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Descobertas duas novas bactérias nas Catacumbas de Roma

Duas novas bactérias encontradas nas catacumbas de São Calisto, em Roma, podem estar na origem dos danos causados nas paredes do monumento, avança um grupo de cientistas italianos citado quarta-feira na imprensa britânica.

Segundo o Jornal Internacional da Microbiologia Sistemática e Evolucionária, os micro-organismos pertencem ao grupo 'kribella', um género de bactérias capazes de contribuir para a destruição do local.

"As bactérias podem crescer nas paredes dos túmulos e muitas vezes causam danos. Acreditamos que têm contribuído para a destruição das catacumbas", explicou Clara Urzi, uma das responsáveis pelas investigações.

As catacumbas de São Calisto são parte de um cemitério subterrâneo com cerca de 15 hectares, o equivalente a mais de vinte campos de futebol, construído no final do segundo século II , estando sepultados no local mais de trinta Papas e outras personalidades ligadas à Igreja Católica.

Ao estudar este tipo de bactéria os cientistas pretendem desenvolver métodos que possam proteger património cultural deste tipo de ataques.

Informação retirada de: site

0 Pareceres Científicos: