domingo, 30 de março de 2008

Fotos: Conservação de Cagarras

O BioCEL divulga várias fotos das palestras e da exposição fotográfica que decorreram entre os dias 10 e 14 de Março na Universidade Lusófona.

A exposição fotográfica Matança das Cagarras no Ilhéu Raso – Cabo Verde foi organizada pela associação ecologista Biosfera I, de São Vicente.

Neste evento marcaram presença os biólogos: José Pedro Granadeiro, José Melo, Tommy Melo e Tiago Peixoto.

Este evento foi divulgado neste post.







Todos os interessados nesta temática poderão contactar a Bioesfera I através do seguinte e-mail: bio-melo@hotmail.com


Algumas fotos foram gentilmente cedidas ao BioCEL por Tiago Peixoto.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Curso de Botânica- Flora e Vegetação Mediterrânica 2008


O Curso de Botânica- Flora e Vegetação Mediterrânica 2008 é um Curso de Actualização da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O curso compreende aulas teóricas leccionadas por oradores convidados (8h), aulas práticas em laboratório dirigidas à identificação de plantas (22h) e saídas de campo para o conhecimento da flora e vegetação in situ (22h).
O curso decorrerá de 25 de Abril a 1 de Maio de 2008, das 9h00 às 18h30 (até às 20:00 nos dias das saídas de Campo), no Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.


Total ECTS: 4



Objectivos

- Habilitar os formandos na identificação e caracterização da flora e vegetação mediterrânica.

- Fornecer conhecimentos científicos teóricos básicos que permitam caracterizar os aspectos ecológicos das formações vegetais mediterrânicas em Portugal.

- Fornecer conhecimentos científicos práticos que permitam a identificação de plantas, uso de Floras e nomenclatura botânica.


Destinatários

Este curso destina-se principalmente a estudantes de pós-graduação, técnicos da área do ambiente e professores do ensino secundário. O número máximo de participantes é 30.
Propinas 380 € estudantes de pós-graduação e profissionais, 250 € estudantes do primeiro ciclo de licenciatura. A propina inclui a participação nas aulas teóricas e práticas, o transporte durante as saídas de campo, a documentação e material necessário à identificação e os intervalos para café.


Fecho das candidaturas - 31 de Março 2008



Workshop de Paleontologia de Dinossauros e Vertebrados

Incrições até 25 de Março em biocelcursosaidas@gmail.com

sábado, 22 de março de 2008

Fellowship Position

We have the possibility of a Santiago Grisolia fellowship position in our group. This fellowship is sponsored by theGeneralitat Valenciana (The autonomous government of the ValenciaCommunity). It is a short duration fellowship until (December 2008) butwith the possibility of an extension to 2009. In fact total duration canbe of 24 months.

Regulations and instructions shall be consulted at thefollowing electronic adders: http://www.edu.gva.es/poci/es/GRISOLIA_e.htm.

Our project profile is : GRISOLIA08/38 at PROJECTS AND QUALIFICATIONS: http://www.edu.gva.es/poci/docs/2008_B/Projects_and_qualifications.pdf

Regulations and instructions in Spanish in:http://www.edu.gva.es/poci/es/GRISOLIA_2008.htm#doc

Could you please to spread this announcement between your students. Incase someone is interested he/she shall contact me for furtherinformation on the scientific project.


Prof. Silvia ZanuyHead of the Department
Fish Reproductive Physiology Group
Department of Fish Physiology and Biotechnology
Instituto de Acuicultura de Torre de la Sal
Ribera de Cabanes, 12595 Torre de la sal
Castellón, SpainTel: +34964319500 (Ext. 42)
Fax: +34964319509E-mail: zanuy@iats.csic.es

quinta-feira, 20 de março de 2008

ANÚNCIO DE BOLSAS


Anúncio para a Atribuição de Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia



No âmbito da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar


A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) criada pela RCM nº 128/2005 de 10 de Agosto foi incumbida da missão de “propor as medidas que devem ser implementadas e que possibilitem a coordenação e articulação de todas as entidades com responsabilidades nos assuntos do mar e a promoção e implementação de uma estratégia nacional de desenvolvimento sustentável do mar.” Cumprindo estes objectivos, a EMAM propôs ao Governo uma proposta de Estratégia Nacional para o Mar que foi aprovada na Reunião do Conselho de Ministros de 16 de Novembro de 2006, Dia Nacional do Mar, e publicada através da RCM nº 163/2006 de 12 de Dezembro. Em Fevereiro de 2007, o Governo criou a Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM) através da RCM nº 40/2007 de 12 de Março com o objectivo de estabelecer uma estrutura de coordenação para a implementação da Estratégia Nacional para o Mar. Ao mesmo tempo, o mandato da EMAM foi redefinido passando a “Desempenhar as funções executivas de apoio ao presidente da CIAM necessárias à coordenação, acompanhamento e avaliação da implementação da Estratégia Nacional para o Mar e das medidas e políticas transversais relacionadas com os assuntos do mar aprovadas pelo Governo.” A EMAM procura formandos com interesse em contribuir para este projecto, através da atribuição de Três Bolsas de Gestão em Ciência e Tecnologia listadas abaixo.
O documento completo aqui. Mais informações sobre o trabalho da EMAM podem ser obtidas em http://www.emam.com.pt/.



Emanuel Gonçalves, Adjunto da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar

quinta-feira, 13 de março de 2008

Salas para Workshop de Escrita Científica

Relembro os alunos inscritos no Workshop de Escrita Científica, que a aula de hoje e a próxima irão decorrer no Auditório Pessoa Vaz.
Este auditório situa-se no interior da Universidade. Passando o túnel da entrada chegam ao pátio principal, dirijam-se ao próximo túnel e atravessem-no. Em frente ao túnel têm o pavilhão I, virem à direita e andando poucos metros encontram o auditório Pessoa Vaz.

Resumindo: Entrada --> Túnel --> Pátio --> Túnel --> virar à direita --> Auditório

terça-feira, 11 de março de 2008

Exposição & Palestras: Conservação de Cagarras

A partir do dia 12 de Março estará disponível no anfiteatro da biblioteca Victor de Sá na Universidade Lusófona, uma exposição fotográfica organizada pela ONG Biosfera I.
A exposição tem como tema a morte massiva de Cagarras (Calonectris edwardsii) que ocorre no Arquipélago de Cabo Verde, deixando assim, esta espécie endémica listada no Livro Vermelho dos Vertebrados da IUCN como “em perigo de extinção”.

Em simultâneo com o período de exposição, irão decorrer duas palestras:

13 de Março (5ªfeira)

Palestrante: Dr. José Pedro Granadeiro (biólogo do Museu de História Natural)
Tema: Conservação de aves marinhas
Local: Auditório Atlântico (nas traseiras do Pavilhão F)
Hora: 13h45

14 de Março (6ªfeira)

Palestrantes: Tommy Melo (Biólogo), Tiago Peixoto (Biólogo) - Organizadores da exposição fotográfica
Tema: Matança das Cagarras no Ilhéu Raso – Cabo Verde
Local: Auditório da Biblioteca Victor de Sá
Hora: 13h45


Agradecemos a vossa presença!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Exposição & Palestra: Conservação de Cagarras


No próximo dia 13 de Março, 5ª feira, decorrerá uma palestra leccionada pelo biólogo José Pedro Granadeiro (Museu História Natural) e patrocionada pelo Magnífico Reitor da ULHT Mário Moutinho. Este evento será direccionado para o tema de conservação de aves
marinhas.

Local: Auditório Atlântico (nas traseiras do Pavilhão F)
Hora: 13h45

Esta palestra estará associada à Exposição Fotográfica- Matança das Cagarras, no Ilhéu Raso em Cabo Verde e decorrerá na Biblioteca a partir da próxima 3ª feira.

Caso tenham dificuldades em encontrar o referido auditório, membros do BioCEL estarão presentes na cantina, conduzindo os interessados ao local da palestra.

Ponto de encontro na cantina: 13h30


Agradecemos a vossa presença!


Imagem retirada deste site

Sementes do mundo preservadas no gelo


Há cerca de uma semana foi inaugurado a “Arca de Noé Verde” localizada numa montanha congelada no remoto arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico.



Esta caixa forte de 130 metros actuará como um armazém de reserva para cerca de 4,5 milhões de amostras de sementes de todo o mundo, protegendo-as de mudanças climáticas, guerras e desastres naturais. Segundo especialistas, as sementes podem durar mil anos conservadas a uma temperatura de 18 graus negativos. O armazém tem capacidade para resistir a um terremoto ou a um ataque nuclear.



Outros países podem depositar as sementes no armazém, com o direito de retirar as amostras de acordo com sua necessidade. As sementes só poderão ser extraídas do local se todas as suas fontes tiverem sido destruídas ou se tiverem esgotado, a não ser que os países doadores – que são os proprietários das sementes – assim o requeiram. As operações deste armazém serão custeadas pelo Fundo Global de Diversidade Agrícola, operado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e pela organização da Biodiversidade Internacional.


Em Portugal também existe um armazém para estes fins – o Banco Português de Germoplasma em Braga. Este contém todas as variedades de milho, leguminosas e frutas de Portugal, preservando o património genético. Várias dezenas de sementes portuguesas vão ser preservadas na "Arca de Noé Verde”.


Mais informações: http://www.croptrust.org/main/



Imagem retirada deste site

Textos adaptados de:
1) 2)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Bolsa doutoramento- Madrid

Se ofrece beca FPI para realizar la tesis en el Instituto de Química Física - Rocasolano del CSIC


Plazo límite de presentación de solicitudes: 13-marzo-2008

El grupo de Carlos González ofrece una beca predoctoral asociada al proyecto “Estudios structurales de ácidos nucleicos grandes y sus complejos con pequeños ligandos mediante RMN” para realizar una Tesis Doctoral sobre "Estructura en disolucion de RNAs mediante RMN".

Se busca licenciado en Ciencias (preferiblemente en Química, Biología o Bioquímica), con interés en iniciarse en investigación, y que desee realizar una Tesis Doctoral sobre el tema indicado.

Se ofrece una sólida formación en técnicas de Resonancia Magnética Nuclear (RMN), así como en otras técnicas biofísicas y computacionales, aplicadas a la caracterización estructural de ácidos nucleicos y sus interacciones con proteínas y pequeños ligandos.

El trabajo tendrá lugar en el entorno multidisciplinar del Instituto de Química Física Rocasolano, con amplias posibilidades de colaborar con grupos nacionales y extranjeros expertos en Química Orgánica, Bioquímica de RNA, Simulación Molecular, etc.

Los interesados deben ponerse en contacto urgentemente con Carlos González (cgonzalez@iqfr.csic.es) o Douglas V. Laurents (dlaurents@iqfr.csic.es)
Telf.: 915619400
Instituto de Química Física Rocasolano
Consejo Superior de Investigaciones Científicas
Calle Serrano 119
E-28006 Madrid

terça-feira, 4 de março de 2008

ExpoSub 2008



Irá decorrer em Portugal, 2ºSalão Internacional de Actividades Subaquáticas, ExpoSub 2008.

O evento decorrerá no Parque de Feiras do Montijo, de 18 a 20 de Abril, das 15 às 23 horas.

Objectivos:
- Promover e Divulgar as Actividades Subaquáticas;
- Testes de Equipamento;
- Baptismos de Mergulho;
- Palestras e Conferencias Temáticas;


Estarão presentes como expositores as principais entidades, marcas e empresas ligadas aos sectores do mergulho, apneia e caça-sub em Portugal, incluindo:

- Importadores de equipamentos;
- Lojas de equipamento de Mergulho, Apneia e Caça-Sub;
- Serviços de manutenção de equipamentos;
- Centros de mergulho e estações de enchimento;
- Escolas de mergulho;
- Agências de viagens e serviços;
- Revistas da especialidade;
- Marinha Portuguesa;
- Direcções Regionais de Turismo dos Açores e da Madeira;
- Associações e Clubes de praticantes;
- Agências de certificação;
- Seguradoras;
- Embarcações específicas para a prática de actividades subaquáticas;

Entrada:
€3,00
(Crianças até 8 anos, inclusive, e sócios APDM e que mostrem o cartão de associado à entrada não pagam)


Curso Prático: Fundamentos de Biologia Molecular

Terá lugar, de 1 a 9 de Abril, a VIII edição do Curso Prático Fundamentos de Biologia Molecular.

O curso destina-se a licenciados em qualquer Área das Ciências da Vida ou da Saúde que
desejem aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas modernas de Biologia Molecular e suas aplicações.

O curso possui uma forte componente prática, cerca de 90% do tempo lectivo total, que será complementada por seminários e conferências a cargo de especialistas do IHMT e convidados.


Programa teórico:
- Teoria e aplicações das técnicas de hibridação de ácidos nucleicos
- Teoria e aplicações das técnicas de PCR
- Produção de anticorpos monoclonais e suas aplicações


Programa prático:
- Transfecção de células eucariotas
- Imunofluorescência
- Hibridação in situ não-isotópica de ácidos nucleicos
- Western blot
RT-PCR
- Aplicações de bioinformática em Biologia Molecular

Número de vagas: 16

Horário: 2ª a 6ª feira, das 10 às 18 horas

ECTS: 3

Propina: 550 euros; acrescem 5 euros de seguro escolar

As candidaturas estão abertas até 17 de Março.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Salas para Escrita Científica

Informam-se todos os alunos inscritos no Workshop de Escrita científica, que já está atribuído o local da realização do mesmo. Assim, nos dias 4 e 6 de Março o workshop terá lugar na sala A2.3. Para os alunos exteriores à universidade, isto significa que a sala fica situada no pavilhão A, 2º piso, sala 3.
Nos dias 13 e 25 de Março, o workshop será realizado no Auditório Pessoa Vaz.

A organização deixará 1 folha com as salas afixadas à porta da coordenação de biologia, caso haja alguma dúvida.