segunda-feira, 4 de maio de 2009

Andaluzia quer enviar linces ibéricos para Silves



O executivo regional da Andaluzia exigiu ao governo espanhol que autorize com urgência o envio de linces ibéricos para o Algarve porque os centros de recuperação estão sobrelotados.


No jornal diário espanhol ABC lê-se que o ideal seria "começar a enviar já alguns exemplares de linces ibéricos para Portugal, pois as novas crias vão necessitar nos próximos meses de mais espaço para crescer junto às suas progenitoras". A directora da Conselharia do Meio Ambiente da Andaluzia, Marina Martín, declara ao diário espanhol, que a trasladação dos linces ibéricos - os felinos mais ameaçados do mundo - para o centro de Silves, no interior do Algarve, se deve efectuar o "mais tardar até antes do Outono", porque os novos partos "podem saturar os três centros de criação em cativeiro existentes em Espanha".

Em 31 de Agosto de 2007 foi celebrado um protocolo entre os ministros do Ambiente de Portugal e Espanha a prever a transferência de linces para Portugal, mas falta agora celebrar um novo protocolo para estabelecer em detalhe o número de linces que vão chegar a Silves e de quem é o material genético.

O acordo tem como objectivo preservar uma espécie animal em vias de extinção do Planeta.
Em declarações à Agência Lusa, Lurdes Carvalho, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), estima que antes do Verão seja possível abrir o centro de reprodução.
Lurdes Carvalho, que coordena o Plano de Acção para a conservação do lince ibérico em Portugal salvaguarda, no entanto, que a data de inauguração do centro para os felinos depende do processo de assinatura do novo protocolo.

A equipa que vai trabalhar no primeiro Centro Nacional de Recuperação do Lince Ibérico em Portugal está na fase de selecção e há mesmo um tratador que já recebeu formação, mas o número de elementos da equipa ainda não está definido, porque tudo depende do número de linces ibéricos transferidos para o centro de reprodução.

O Centro Nacional de Recuperação do Lince Ibérico em Portugal vai ter capacidade para acolher 16 linces reprodutores, sejam machos ou fêmeas, e as suas crias, mas o número de animais a receber pode ser aumentado.

Cada um dos 16 cercados terá mil metros quadrados com vegetação mediterrânica.
Em Espanha existem cerca de 60 linces ibéricos, criados em cativeiro e que estão distribuídos pelos centros de El Acebuche (Doñana), La Olivilla (Sierra Morena) e no Zoobotánico de Jerez, embora existam outros exemplares em estado selvagem.

Esta Primavera, os três centros de recuperação espanhóis estão, contudo, no limite máximo da capacidade e as autoridades locais da Andaluzia temem que, com a chegada de novas crias de linces, não haja espaço suficiente para todos os animais.

As obras do primeiro Centro Nacional de Recuperação do Lince Ibérico "estão praticamente terminadas", disse à Lusa fonte das Relações Públicas da Águas do Algarve, empresa responsável pela construção.

"O centro está praticamente concluído, falta a parte dos arruamentos e embelezamento do exterior", acrescentou a mesma fonte, referindo que a obra ronda um investimento de cerca de 10 milhões de euros.

A União Europeia vai disponibilizar ao abrigo do programa INTERREG 1,2 milhões de euros para a reintrodução do lince ibérico e, até 2011, os cientistas que trabalhem sobre recuperação do lince ibérico terão 25,6 milhões de euros para aplicar num programa de luta contra o desaparecimento da espécie.

0 Pareceres Científicos: