quarta-feira, 27 de maio de 2009

Workshop de Técnicas de Escrita Científica

No âmbito do ciclo de Workshops de Formação Avançada do Centro de Oceanografia da FCUL, e a convite do Departamento de Geologia da FCUP, será ministrado o workshop de Técnicas de Escrita Científica nos dias 30 de Junho e 1 de Julho. Este Ciclo de Formação é coordenado pelo Prof. Doutor Henrique Cabral, da FCUL. O workshop irá decorrer no Departamento de Geologia da FCUP, no horário das 9:00 às 17:00.

A elaboração de artigos científicos e a preparação de comunicações orais e sob a forma de posters são actividades de rotina associadas à investigação científica. As avaliações do mérito dos investigadores e das unidades de investigação são igualmente função da produtividade alcançada relativamente a estes formatos de divulgação de resultados científicos.

O workshop abordará essencialmente as técnicas de escrita científica para elaboração de artigos científicos (artigos regulares, nota-breves, artigos de revisão) e a preparação de comunicações orais e sob a forma de poster (utilização de suporte informático e técnicas de comunicação oral). Serão ainda apresentadas algumas considerações sobre a redacção de teses e monografias, bem como o processo de revisão de artigos científicos.

O workshop decorrerá sob a forma de sessões teóricas modulares, nas quais se procurará promover a discussão das várias temáticas e análise de casos de estudo envolvendo todos os participantes.

Os principais destinatários são estudantes universitários de diversos níveis de ensino (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento). No entanto, o workshop poderá ser igualmente útil a investigadores que queiram aperfeiçoar as suas capacidades técnicas de produção de artigos científicos e de outros formatos de divulgação do conhecimento científico.

Local: Departamento de Geologia da FCUP
Horário: das 9:00 às 17:00
N.º vagas: 25
Preço: 180€ (120€ para estudantes); o valor da inscrição inclui pasta com documentação, CD do workshop, coffee breaks e certificado do workshop.
Contacto: Susana Amaral (e-mail: smamaral@fc.ul.pt)

0 Pareceres Científicos: