quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Urso polar- Espécie ameaçada?

O governo norte-americano propôs quarta-feira a classificação dos ursos polares como espécie ameaçada, reconhecendo, pela primeira vez, o aquecimento do clima como um factor que poderá contribuir para o desaparecimento daqueles mamíferos.
A proposta de classificação, a cargo do Departamento do Interior, será formalizada depois de consultados especialistas. Estima-se que existam no mundo entre 20.000 a 25.000 ursos polares, dos quais 15.000 vivem no Canadá e 4.700 na região do Alasca.
Há vários anos que as associações ambientalistas alertam para os riscos da extinção da espécie devido ao aquecimento do planeta. As altas temperaturas provocam mais cedo os degelos, diminuindo as condições de sobrevivência destes animais.
Considerados os maiores animais carnívoros terrestres, os ursos polares pesam entre 300 a 450 quilos e, apesar do seu tamanho, podem correr a uma velocidade de 45 a 50 quilómetros/hora.
A sua população tem vindo a decrescer gradualmente, de acordo com defensores da natureza. Segundo estudos de organizações ecologistas, só na região Oeste da Baía de Hudson, no Canadá, os ursos polares totalizavam, em 2004, menos de 950 exemplares, enquanto que, em 1995, eram 1.100.
(adaptado de Diário Digital / Lusa )

1 Pareceres Científicos:

Anónimo disse...

eu sei que o urso polar é bonito, e tudo mas agora chamar uma especie ameaçada com 25000 individuos é um pouco exagerado