quinta-feira, 8 de março de 2007

Bioética e Bem Estar Animal II

Colóquio

Bioética e Bem Estar Animal II
Bem estar dos animais de produção para consumo humano

Uma das áreas mais esquecidas da Bioética, mas também das mais relevantes e com grande impacto na vida quotidiana e nas várias indústrias é o Bem-Estar Animal. As Licenciaturas em Biologia e em Medicina Veterinária da Universidade Lusófona organizaram em conjunto um Colóquio com o tema Bem estar dos animais de produção para consumo humano que terá lugar no dia 13 de Março, às 14h no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona em Lisboa, em que se expôem e discutem algumas das questões prementes do Bem-Estar dos animais da exploração pecuária para consumo humano.

A nível profissional o tema toca todos aqueles que trabalham em ciências animais e naturais, mas enquanto consumidores conscientes, é importante para toda a gente saber: como são as vidas destes animais, com destaque para bovinos, caprinos, suínos e aves; que necessidades e comportamentos os caracterizam e como sofrem em diversas circunstâncias na produção agropecuária; como diferem as suas vidas nos regimes de produção tradicional e extensiva e no regime de produção intensiva; que Legislação comunitária e Nacional rege a sua produção, transporte e abate e até que ponto estão a ser abatidos sem sofrimento e é feita cumprir a legislação existente. Em debate estarão também as questões que dizem respeito aos consumidores – que efeito tem na saúde humana o sofrimento e stress que os animais experimentam nas más explorações, no transporte ou pré-abate? Que pode ser feito para o evitar? Que acesso à informação tem ou deve ter o consumidor final para poder decidir o que e onde comprar? Em termos de impacte ambiental, que vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de produção extensiva e intensiva. É um colóquio para começar a reflectir e a agir.


A entrada é livre. Como os lugares são limitados, a organização recomenda a confirmação da presença com um email para BemEstarAnimal2@gmail.com.


Texto por Augusta Gaspar

0 Pareceres Científicos: