quinta-feira, 29 de março de 2007

Conferências Internacionais -"Crítica do Contemporâneo"


Entre março e Dezembro deste ano, a Fundação de Serralves, no Porto, irá receber um ciclo de conferências internacionais denominado "Crítica do Contemporâneo".
A realização do programa de conferências de 2007 trará a Serralves figuras importantes, a nível mundial, da filosofia, da biologia, da educação e do pensamento político actuais.
A área da Biologia ficou destacada para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro com as seguintes conferências:

18 OUT
JAUME BERTRANPETIT (ESP) "Diversidade genética humana"

15 NOV
MICHAEL KRAWCZAK (AL) "Diversidade genética humana: a perspectiva da medicina"

29 NOV
TIM CROW (REINO UNIDO) "As origens genéticas do Homo Sapiens moderno"

13 DEZ
ROSALIND HARDING (REINO UNIDO)"A diversidade genética: a perspectiva antropológica"


É hoje um lugar comum dizer-se que os recentes avanços da Biologia são tão profundos como aqueles que ocorreram na área da Física. Ainda que esta revolução pacífica continue em curso, é pertinente partilhar algumas reflexões sobre os resultados que modificaram irreversivelmente a forma de olharmos para nós próprios. Uma vez que a genética desempenhou um papel fundamental nos mais recentes avanços faz todo o sentido organizar um ciclo de conferências dedicado ao impacto da genética (I) na percepção que temos da nossa identidade como seres biológicos e sociais, (II) a forma como as diferenças genéticas se encontram distribuídas entre os indivíduos e entre os grupos, (III) aquilo que nos torna geneticamente diferentes e (IV) como evoluímos até chegarmos a este estado de humanidade. São estas as questões gerais a abordar pelos oradores convidados, todos eles com resultados publicados sobre estes temas, e todos eles simultaneamente hábeis comunicadores e profundos (mas não necessariamente ortodoxos) pensadores.

O preço por sessão é de 5 euros, havendo 50% de desconto para estudantes. Para mais informações contactar http://www.serralves.pt/



(adaptado de www.serralves.pt)

0 Pareceres Científicos: