quinta-feira, 22 de março de 2007

O BioCEL divulga:

"Exmo. Sr./Sra.

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) elaborou, após uma larga consulta aos seus membros, uma proposta de alteração ao estatuto dos bolseiros de investigação.

Nesta proposta, já enviada à tutela, é central a ideia que "um investigador, mesmo na fase inicial da sua carreira (conforme definido na Carta Europeiado Investigador), produz trabalho científico. Impõe-se pois, antes de mais,este reconhecimento através da celebração de contratos de trabalho." A adopção de contratos de trabalho abre acesso ao regime geral de segurança social, desencoraja a utilização abusiva da figura de bolseiro para preencher lacunas dos quadros e satisfazer necessidades dos serviços, e sublinha ainda o inegável carácter laboral da actividade, sem ignorar uma componente de formação, inerente à actividade científica.

A proposta poderá ser consulta em: http://bolseiros.org/pdfs/PAEBI.pdf.

Convidamos todos os que concordarem com o proposto a assinar a petição online: http://www.bolseiros.org/PAEBI.html.

Agradecemos a mais ampla divulgação na sua instituição da nossa proposta, que consideramos abordar questões centrais para uma reflexão sobre o SistemaNacional de Ciência e Tecnologia em Portugal.

Com os nossos cumprimentos

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)
http://www.bolseiros.org/"

0 Pareceres Científicos: