quinta-feira, 29 de março de 2007

Conferências Internacionais -"Crítica do Contemporâneo"


Entre março e Dezembro deste ano, a Fundação de Serralves, no Porto, irá receber um ciclo de conferências internacionais denominado "Crítica do Contemporâneo".
A realização do programa de conferências de 2007 trará a Serralves figuras importantes, a nível mundial, da filosofia, da biologia, da educação e do pensamento político actuais.
A área da Biologia ficou destacada para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro com as seguintes conferências:

18 OUT
JAUME BERTRANPETIT (ESP) "Diversidade genética humana"

15 NOV
MICHAEL KRAWCZAK (AL) "Diversidade genética humana: a perspectiva da medicina"

29 NOV
TIM CROW (REINO UNIDO) "As origens genéticas do Homo Sapiens moderno"

13 DEZ
ROSALIND HARDING (REINO UNIDO)"A diversidade genética: a perspectiva antropológica"


É hoje um lugar comum dizer-se que os recentes avanços da Biologia são tão profundos como aqueles que ocorreram na área da Física. Ainda que esta revolução pacífica continue em curso, é pertinente partilhar algumas reflexões sobre os resultados que modificaram irreversivelmente a forma de olharmos para nós próprios. Uma vez que a genética desempenhou um papel fundamental nos mais recentes avanços faz todo o sentido organizar um ciclo de conferências dedicado ao impacto da genética (I) na percepção que temos da nossa identidade como seres biológicos e sociais, (II) a forma como as diferenças genéticas se encontram distribuídas entre os indivíduos e entre os grupos, (III) aquilo que nos torna geneticamente diferentes e (IV) como evoluímos até chegarmos a este estado de humanidade. São estas as questões gerais a abordar pelos oradores convidados, todos eles com resultados publicados sobre estes temas, e todos eles simultaneamente hábeis comunicadores e profundos (mas não necessariamente ortodoxos) pensadores.

O preço por sessão é de 5 euros, havendo 50% de desconto para estudantes. Para mais informações contactar http://www.serralves.pt/



(adaptado de www.serralves.pt)

Cachorra para adopção

Bom dia,

A Pits (é assim que lhe chamam) é uma cachorra de 6 meses de idade, arraçada de Pastor Alemão, que precisa de urgentemente de uma família. É predominantemente preta com algumas manchas castanhas. É extremamente simpática, super meiga e carente. Como é óbvio a rua não é um sítio seguro para nenhum cão, quanto mais para uma cachorrona de 6 meses, que a única coisa que precisa é de algum carinho e atenção. Como não posso ficar com ela em casa por diversas razões, preciso urgentemente de lhe encontrar uma casa nova.

Se souberem de alguém que esteja interessado eu ofereço a primeira consulta no veterinário e ração. De certo que não se vão arrepender. O meu contacto é o 965705529.


Obrigada,

Ana Sofia Róis.

quinta-feira, 22 de março de 2007

O BioCEL divulga:

"Exmo. Sr./Sra.

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) elaborou, após uma larga consulta aos seus membros, uma proposta de alteração ao estatuto dos bolseiros de investigação.

Nesta proposta, já enviada à tutela, é central a ideia que "um investigador, mesmo na fase inicial da sua carreira (conforme definido na Carta Europeiado Investigador), produz trabalho científico. Impõe-se pois, antes de mais,este reconhecimento através da celebração de contratos de trabalho." A adopção de contratos de trabalho abre acesso ao regime geral de segurança social, desencoraja a utilização abusiva da figura de bolseiro para preencher lacunas dos quadros e satisfazer necessidades dos serviços, e sublinha ainda o inegável carácter laboral da actividade, sem ignorar uma componente de formação, inerente à actividade científica.

A proposta poderá ser consulta em: http://bolseiros.org/pdfs/PAEBI.pdf.

Convidamos todos os que concordarem com o proposto a assinar a petição online: http://www.bolseiros.org/PAEBI.html.

Agradecemos a mais ampla divulgação na sua instituição da nossa proposta, que consideramos abordar questões centrais para uma reflexão sobre o SistemaNacional de Ciência e Tecnologia em Portugal.

Com os nossos cumprimentos

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)
http://www.bolseiros.org/"

segunda-feira, 19 de março de 2007

Finalistas


Informam-se todos os finalistas que termina amanhã (20 de março) o prazo para a inscrição na Queima das Fitas 2007, que decorrerá dia 19 de Maio.


A inscrição deve ser feita na associação de Estudantes da nossa Universidade e o preço é de 10 euros.




A Queima do cheque será dia 12 de Maio, contudo as inscrições ainda não se encontram abertas.


sexta-feira, 16 de março de 2007

Cientistas portugueses identificam gene homólogo ao causador da doença de Machado-Joseph

"Cientistas portugueses deram mais um passo no conhecimento de uma doença neurológica identificada pela primeira vez em Portugal, ao caracterizarem um gene homólogo do causador dessa patologia, num estudo publicado numa revista norte-americana de biologia experimental.

Segundo as principais autoras da investigação, Patrícia Maciel e Ana João Rodrigues, do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho, o objectivo foi tentar compreender a função biológica, até agora desconhecida, da ataxina-3, uma proteína que é codificada pelo gene responsável pela doença de Machado-Joseph (DMJ).
A DMJ é uma doença neurodegenerativa com início na idade adulta que provoca perda progressiva das capacidades, sobretudo no que respeita à coordenação motora, e a morte, também gradual, de conjuntos específicos de neurónios. Embora exista uma grande variabilidade clínica nesta doença, os primeiros sintomas são em geral a perda de equilíbrio e dificuldades na marcha, na articulação da fala e no deglutir dos alimentos, bem como defeitos subtis nos movimentos dos olhos.

O trabalho consistiu em caracterizar um gene homólogo ao causador da DMJ num pequeníssimo verme chamado Caenorhabditis elegans, o primeiro animal cujo genoma foi completamente sequenciado."

IX ENEB

Está a chegar mais um Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB). Irá ter lugar na Universidade de Aveiro, de 30 de Março a 2 de Abril de 2007. Este evento conta com um programa diverso e prima pela qualidade dos oradores tais como eg. J. Pinto da Costa da área da Medicina, Manuel Corrondo da área da Biotecnologia, como refere o website oficial do evento.
Poderão contar também com os habituais workshops e saídas de campo que este" ano têm uma forte ligação com as mais actuais e usadas técnicas de investigação cientifica na área das Ciências Biológicas, seja nas vertentes mais clássicas (Ecologia, por ex.) seja nas mais modernas da Biologia Celular e Molecular, ligadas ao ambiente e à Saúde Humana."
Toda a informação necessária em http://www.xieneb.net/.
Apela-se aos "veteranos" de comparências a ENEB's anteriores que deixem os vossos comentários, já que podem ser fundamentais para estimular e esclarecer os mais novos acerca deste evento.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Bioética e Bem Estar Animal II

Colóquio

Bioética e Bem Estar Animal II
Bem estar dos animais de produção para consumo humano

Uma das áreas mais esquecidas da Bioética, mas também das mais relevantes e com grande impacto na vida quotidiana e nas várias indústrias é o Bem-Estar Animal. As Licenciaturas em Biologia e em Medicina Veterinária da Universidade Lusófona organizaram em conjunto um Colóquio com o tema Bem estar dos animais de produção para consumo humano que terá lugar no dia 13 de Março, às 14h no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona em Lisboa, em que se expôem e discutem algumas das questões prementes do Bem-Estar dos animais da exploração pecuária para consumo humano.

A nível profissional o tema toca todos aqueles que trabalham em ciências animais e naturais, mas enquanto consumidores conscientes, é importante para toda a gente saber: como são as vidas destes animais, com destaque para bovinos, caprinos, suínos e aves; que necessidades e comportamentos os caracterizam e como sofrem em diversas circunstâncias na produção agropecuária; como diferem as suas vidas nos regimes de produção tradicional e extensiva e no regime de produção intensiva; que Legislação comunitária e Nacional rege a sua produção, transporte e abate e até que ponto estão a ser abatidos sem sofrimento e é feita cumprir a legislação existente. Em debate estarão também as questões que dizem respeito aos consumidores – que efeito tem na saúde humana o sofrimento e stress que os animais experimentam nas más explorações, no transporte ou pré-abate? Que pode ser feito para o evitar? Que acesso à informação tem ou deve ter o consumidor final para poder decidir o que e onde comprar? Em termos de impacte ambiental, que vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de produção extensiva e intensiva. É um colóquio para começar a reflectir e a agir.


A entrada é livre. Como os lugares são limitados, a organização recomenda a confirmação da presença com um email para BemEstarAnimal2@gmail.com.


Texto por Augusta Gaspar

sexta-feira, 2 de março de 2007

ATENÇÃO

Avisam-se todos os alunos que, ao contrário do que foi divulgado no e-mail enviado a todos os alunos, a data limite para a realização da pré-inscrição das cadeiras do 2º semestre no website http://www.decnat.net/é hoje, dia 2 de Março de 2007 até às 24h.
Pedimos desculpa pelo mal entendido e relembramos que esta inscrição é vital para que possam ser organizadas as turmas e desta forma possam escolher os horários pretendidos.

quinta-feira, 1 de março de 2007

Informação aos alunos

O BioCEL informa os alunos que têm até dia 2 de Março para se inscreverem às cadeiras do 2º semestre do corrente ano lectivo. Esta inscrição deve ser realizada no website criado pelo GAAP para esse efeito: http://www.decnat.net/.
Quem não efectuar a inscrição até esta data está a comprometer a organização de turmas, na medida em que o número de alunos não será o correcto até que todos se inscrevam. Desta forma, ficará sujeito a uma inscrição através da qual não terá possibilidade de escolher o horário pretendido.
Por favor divulguem esta mensagem ao maior número de colegas do curso de Biologia e do Departamento.

Qualquer dúvida ou informação, contactar:
Atendimento Telefónico GAAP – 217515500, ext. 2187.

O BioCEL