sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Conferência Natureza e Sociedade: Balanço e Novas Opções para Portugal

A Conferência “Natureza e Sociedade: Balanço e Novas Opções para Portugal”, organizada pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza, compreende quatro Temas dominantes.

O primeiro centra-se no "Balanço dos resultados da Conservação da Biodiversidade em Portugal nos últimos 60 anos", identificando os principais marcos e as principais derrotas, de acordo com a perspectiva dos diferentes agentes envolvidos.

Neste âmbito realizar-se-ão duas Palestras, respectivamente:

  • "O balanço do estado actual da Biodiversidade Mundial. Countdown 2010: é possível lá chegar?", com Purificació Canals em representação da IUCN – International Union for Conservation of Nature - entidade que comemora igualmente 60 anos em 2008

  • "O papel da investigação na conservação da Biodiversidade. A importância de Portugal no contexto mundial", com o Doutor Nuno Ferrand do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Purificació Canals é Professora Associada de Fisiologia na Universidade de Tarragona, combinando esta actividade profissional com um extenso conjunto de participações no trabalho da UICN. Esta colaboração iniciou-se através da CEC – Comissão para a Educação e Comunicação, mas gradualmente foi-se alargando. Puri Canals foi Vice-presidente da organização desde 2005 até Outubro de 2008, membro do Comissão Mundial sobre Áreas Protegidas e Conselheira Regional da UICN para a Europa Ocidental.

Nuno Ferrand é Professor Associado do Departamento de Zoologia e Antropologia, da Faculdade de Ciências, da Universidade do Porto e Coordenador do CIBIO – uma Unidade de I&D em Ciências Biológicas, acolhida pela Universidade do Porto e com um pólo na Universidade dos Açores, que desenvolve investigação básica e aplicada nas três principais componentes da biodiversidade: genes, espécies e ecossistemas. Por esta razão, integra especialistas em áreas complementares como genética molecular e populacional, filogeografia, biologia populacional, imunogenética, taxonomia, ecologia, conservação e gestão dos ecossistemas e da paisagem

Os oradores convidados incluem:

  • Helena Freitas, professora catedrática do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra;
  • Tito Rosa, presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – ICNB;
  • Eugénio Sequeira, actual presidente da Liga para a Protecção da Natureza – LPN.

Este painel de oradores será moderado pelo Professor Mário Ruivo, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável – CNADS.

A conferência decorrerá nos dias 4 e 5 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Inscrições e Informações:

http://www.conferencianaturezasociedade.lpn.pt/

E-mail: lpn.eventos@lpn.pt

0 Pareceres Científicos: