sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dois satélites de comunicação colidiram pela primeira vez em órbita


Dois satélites de comunicação colidiram pela primeira vez em orbita, lançando grandes nuvens de detritos para o espaço, anunciou ontem a NASA. As Tropas Espaciais do Ministério da Defesa da Rússia confirmaram e reafirmaram que os destroços não constituem uma ameaça directa para a Estação Espacial Internacional.


Este foi o primeiro embate de dois aparelhos intactos no espaço. Segundo o porta-voz da NASA, Kelly Humphries, a verdadeira dimensão do acidente, que ocorreu terça-feira a 805 quilómetros da Sibéria, só será conhecida na próxima semana.



“Os meios de controlo das Tropas Espaciais seguem os destroços dos satélites russo e norte-americano, formados após o choque entre eles a uma altura de 800 quilómetros”, declarou aos jornalistas Alexandre Iakuchin, vice-comandante das Tropas Espaciais russas.


Iakuchin acrescentou que “presentemente, os meios de controlo do Espaço acompanham todos os destroços numa altura entre 500 e 1.300 quilómetros”.


“Às 19h56 de 10 de Fevereiro, a uma altura de 800 quilómetros, chocaram o satélite norte-americano Iridium-32 e o satélite militar russo Cosmos-2251. Este último foi lançado em 1993 do cosmódromo de Plesetsk. Deixou de funcionar a partir de 1995. O satélite norte-americano estava em funcionamento”, precisou o general.


Sem perigo


Peritos citados pelas agências russas consideram que os destroços dos satélites não constituem “perigo directo” para a Estação Espacial Internacional.


Os especialistas da NASA sublinharam que a possibilidade de os destroços chocarem com a estação espacial internacional é baixa, uma vez que a colisão entre os dois satélites ocorreu 435 quilómetros acima da órbita da estação.


"Sabíamos que isto poderia acontecer eventualmente", disse Mark Matney, um cientista do Centro Espacial Johnson, na cidade norte-americana de Huston, considerando que "este tipo de colisões começará a ter mais e mais importância nas próximas décadas".


O incidente envolveu um satélite comercial Iridium, que foi lançado em 1997, e um satélite russo lançado em 1993, que não estaria operacional, ambos com 40 quilos.


Os especialistas explicaram ainda que já existiram outros casos de colisão no espaço mas apenas de pequenas partes de satélites.

Fonte: site

0 Pareceres Científicos: