segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Notícias biológicas II


Portuguesa descobre nova espécie de raia

Nas águas profundas dos mares do Algarve foi descoberta uma nova espécie de raia anã que vai ser anunciada ao mundo científico em Fevereiro e que foi descoberta por uma investigadora portuguesa.

Este novo animal já despertou a atenção de vários cientistas estrangeiros que se juntaram a Maria Esmeralda Costa para estudarem esta descoberta. É uma raia anã que até hoje não vinha em nenhum livro científico, foi capturada nas águas do Algarve pela investigadora do Centro de Ciências do Mar. Maria Esmeralda Costa está muito contente com esta descoberta.
«Foi maravilhoso, estou super feliz e contente. Qualquer pessoa na minha profissão sentiria o mesmo que eu», disse.

Um achado feito durante várias viagens de barco para preparar uma tese de doutoramento. A melhor notícia para a investigadora foi quando um dos maiores especialistas do mundo confirmou que se trata de uma espécie nova.
«Designa-se anã, porque atinge dimensões quando adulta muito pequenas quando comparadas com as outras raias. Os exemplares que foram capturados na costa algarvia variaram entre 12,5 e 22 centímetros», explicou.

Já tem um nome científico, mas Maria Esmeralda Costa não o pode revelar porque primeiro tem que ser divulgado na comunidade científica. Uma raia do Algarve, pequena, de grandes profundidades vive nas águas da Península Ibérica e até agora ninguém sabia que existia.

adaptado de TSF online

0 Pareceres Científicos: