quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Notícias biológicas


Fauna britânica migra para Norte para tentar fugir das altas temperaturas

“No último quarto de século, cerca de 300 espécies de animais no Reino Unido migraram para Norte e para o cimo das montanhas, numa tentativa de fugir das regiões com temperaturas demasiado elevadas, causadas pelo sobre-aquecimento global.
Os cientistas britânicos constataram que cerca de 80 por cento das 300 espécies (insectos e pequenos mamíferos) estudadas mudaram o seu território entre 70 e cem quilómetros para Norte. Setenta por cento dessas mesmas espécies também subiram as montanhas para se estabelecerem 130 a 150 metros mais acima.

O Reino Unido conta com cerca de 27 mil espécies de insectos, mas a amostra é suficientemente vasta para apreciar as tendências das alterações, disse Chris Thomas, professor de biologia da Universidade de York.

Oitenta por cento das espécies é uma percentagem incrivelmente elevada, tendo em conta todas as outras modificações que a nossa paisagem sofreu nos últimos 25 anos, salientou. É impressionante até que ponto os efeitos das alterações climáticas já são visíveis.

Mas a migração ainda não terminou, porque até 2080, a temperatura média do Reino Unido deverá aumentar 3,5 graus centígrados. Ela será a mais elevada dos últimos dois milhões de anos e, provavelmente, dos últimos dez milhões de anos, o que faz que entre dez e 99 por cento das espécies actuais nunca tenham conhecido temperaturas tão elevadas”.

Adaptado de Público

0 Pareceres Científicos: