sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Robert Kornberg galardoado com o Nobel da Química


O norte-americano Roger Kornberg foi galardoado, esta quarta-feira, com o Prémio Nobel da Química, em recompensa pelo trabalho que fez relativo à transcrição dos genes.Segundo a Academia Sueca das Ciências, este investigador esclareceu a «forma como a informação dos genes é copiada e depois transferida para as partes das células que produzem as proteínas».

«Kornberg foi o primeiro a criar um verdadeiro sistema deste processo ao nível molecular, especialmente num grupo importante de organismo chamado de eucariotas», acrescentou a academia.Se a transcrição dos genes pára, a informação genética deixa de ser transferida para as diversas partes do corpo, levando a que a sua não renovação implique a morte do organismo em poucos dias.A transcrição pára, por exemplo, quando existem casos de intoxicação através de certos cogumelos venenosos, em que a toxina interrompe o processo de transcrição.

Richard Kornberg, de 59 anos, é o segundo membro da sua família a ganhar um Prémio Nobel, isto após o seu pai Arthur ter sido galardoado com o Nobel da Medicina por causa dos trabalhos relacionados com a genética.
Este investigador, que trabalha na Universidade de Medicina da Universidade de Stanford, sucede assim aos seus compatriotas Richard H. Grubbs e Richard R. Schrock e ao francês Yves Chauvin que venceram o Prémio Nobel da Química em 2005, pelos seus trabalhos relacionados com a síntese química.

adaptado de TSF online
imagem retirada de http://www.cienciahoje.pt/

0 Pareceres Científicos: