quarta-feira, 22 de novembro de 2006

SAÍDA DE CAMPO - Reserva Natural do Estuário do Tejo

É com grande entusiasmo que o Biocel anúncia e organiza a primeira saída de campo do corrente ano lectivo. A decorrer no dia 08/12/2006, a saida de campo à Reserva Natural do Estuário o Tejo, tem como objectivo observar e identificar as espécies de aves residentes e migratórias. O Ponto de Encontro –é às 9h30 na entrada da Universidade Lusófona, antes do túnel, ao pé do planisfério.
A reserva natural do estuário do Tejo é uma das áreas húmidas mais importantes da Europa, em grande parte devido à sua diversificada população de aves invernantes. Em algumas épocas alberga mais de 100 000 aves pertencentes a dezenas de espécies diferentes. Localizada mesmo ao lado de Lisboa, a Reserva deve a sua riqueza biológica à combinação de ecossistemas terrestres e aquáticos. Podemos distinguir vários tipos de habitats, de acordo com o regime hidríco, o uso do solo e a estrutura dos povoamentos vegetais: as superfícies vasosas entre marés, os sapais, as salinas, as lezírias, a área florestal e as zonas habitadas.


Programa
- Partida às 10h00 (com 15 minutos de tolerância) da Universidade Lusófona.
- Chegada à reserva por volta das 10h45.
- Observação e identificação das espécies estuarinas desta região com principal incidência nas espécies de aves que aí habitam.
- Pequenas explicações da ecologia e biologia de algumas espécies do estuário.
- Saída do estuário por volta das 15h00.
- Chegada à Universidade pelas 16h00.

Informações
- Inscrições: Até dia 5 de Dezembro, na coordenação de biologia (placar) ou através do mail saidasdecampo@gmail.com (nome, contacto e universidade/instituição a que pertençe).
- Vagas: Limite máximo de 40 pessoas
- Valor: 9 € (cobre despesas de transporte, material e documentação de apoio) Responsável Bruno Galrito ou para nib: 000 700 000 021 168 145 223 (necessário entrega do comprovativo no dia da saida).
- Cada pessoa terá de levar a sua merenda para um almoço tipo piquenique.
- Material como binóculos e guias de campo (aves) são indispensáveis para a observação e identificação das espécies... quem tiver, deverá levar.
- Actualizações e mais informações no poster, em http://biocel-lusofona.blogspot.com/ ou para saidasdecampo@gmail.com

Se gostas de convívio e queres adquirir conhecimento sobre as aves que habitam o maior estuário europeu, consulta em anexo o cartaz com todos os pormenores da saída de campo e inscreve-te já!


A direcção do BioCEL


Mais Informações no poster

1 Pareceres Científicos:

Benper disse...

Vivas pessoal!
Pela primeira vez o núcleo tem cabeça tronco e membros, muitos parabéns e boa sorte para todos os projectos.
Abraço

P.S.- Contém comigo nessa saída ;)