segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Actividade extracurricular: extracção de óleos essenciais da planta murta e estudo da sua acção antioxidante

O BioCEL divulga a seguinte actividade extracurricular:



A Extracção Supercrítica (ESC) é um método de separação que utiliza como agente de extracção um fluido em condições supercríticas. A ESC constitui uma técnica alternativa aos processos convencionais de extracção por solventes orgânicos. A substituição destes por fluidos supercríticos tem como resultado extracções mais rápidas e, na maior parte dos casos, mais eficientes. Apresenta igualmente a vantagem de se abandonar a utilização de grandes quantidades de solventes orgânicos, facto este extremamente significativo pela importância de que se reveste em termos ambientais. O uso de dióxido de carbono como solvente supercrítico tem vantagens adicionais, tais como, o ser obtido a baixo custo devido à sua abundância, ter uma elevada pureza, ser inodoro e insípido, ser quimicamente inerte, não tóxico, não inflamável, e permitir a obtenção de um extracto livre de solvente.

O stress devido a oxidação está envolvido na patogénese de um grande número de doenças. Também a oxidação de lípidos é responsável pela deterioração de gorduras e óleos em produtos alimentares resultando na sua deterioração em termos de cor, sabor e valor nutritivo. Uma das principais vias de retardar a oxidação destes produtos é através da adição de antioxidantes os quais podem ser naturais ou sintéticos. O uso de antioxidantes sintéticos está proibido em diversos países devido a efeitos tóxicos de longo termo, nomeadamente efeitos carcinogénicos. Como consequência, existe uma grande procura de fontes de antioxidantes naturais.

A planta murta (Myrtus communis L.) pertence à família das mirtáceas. É
um arbusto típico da zona mediterrânica e que é usado desde tempos ancestrais em aplicações medicinais e alimentares. O seu óleo essencial é usado em perfumes. É uma planta extensiavamente usada em algumas regiões do mediterrâneo, nomeadamente na Córsega, mas pouco usada em Portugal, apesar do grande potencial que oferece.

No presente estudo, pretende-se extrair os óleos essenciais da murta e estudar a sua acção antioxidante. Para tal usam-de diferentes técnicas de extracção, nomeadamente, Clevenger, extracção líquido-líquido e sólido-líquido, e extracção supercrítica, com ênfase nesta última.

Pretende-se voluntários que pretendam enriquecer o seu curriculum com um trabalho de investigação extra-curricular.


O trabalho é essencialmente de natureza experimental, decorrendo na ULHT e no IST, sob orientação das professoras Maria João Cebola e Paula Pereira.


Todos os interessados poderão contactar a professora Maria João Cebola através do e-mail:
m.joao.cebola@gmail.com

0 Pareceres Científicos: