sábado, 15 de dezembro de 2007

Libertação de Grifos - Almofala - 18.12.2007

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vem por este meio propor um convite: assistir a mais uma libertação de animais selvagens recuperados no centro. Esta acção será no dia 18 de Dezembro de 2007 pelas 12h e serão libertados 3 grifos (Gyps fulvus). O encontro será junto à capela de Santo André, em Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo. Por motivos logisticos a presença tem que ser confirmada para os seguintes contactos: mmcervas.pnse@gmail.com/ 962255827.

Grifos (Gyps fulvus) e Abutres pretos (Aegypius monachus) -
Foto por Joana Lopes: Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres que decorreu dia 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro 2007.

O grifo (Gyps fulvus) é uma ave de rapina diurna de grandes dimensões, com uma envergadura que pode atingir os 2,65m, e é essencialmente bicolor (penas de voo e cauda mais escuras e corpo e restantes penas das asas mais claras). Possui asas largas com "dedos" muito compridos, cauda curta e arredondada e cabeça de cor pálida e de difícil observação durante o voo. O adulto apresenta uma gola de penas esbranquiçadas em torno do pescoço e bico amarelado enquanto que o juvenil possui uma gola castanha clara e um bico cinzento.
Plana em círculos e desliza com frequência, surgindo em bandos dispersos e confinando-se aos cumes das montanhas. No nosso país, o seu habitat de nidificação corresponde exclusivamente a escarpas rochosas de grande dimensão. Faz o ninho em saliências ou pequenas cavernas nas escarpas e raramente em árvores, reutilizando o ninho em anos consecutivos. O seu habitat de alimentação corresponde a campos desarborizados onde se realiza aproveitamento pecuário extensivo. Por vezes realiza movimentos migratórios para explorar zonas de alimentação. Necessita de uma ampla extensão de correntes de ar ascendentes ou térmicas e procura frequentemente cursos de água para se banhar e beber. Na dormida, é comunal (dormem em pequenas comunidades) e nocturno em grupos desagregados, podendo formar dormitórios em árvores. A população de grifos em Portugal encontra-se confinada aos vales do Douro superior, e seus afluentes, e do Tejo (troço internacional) e seus afluentes, havendo também alguns casais na Serra de S. Mamede e na zona de Barrancos.
Esta ave apresenta hábitos necrófagos (alimenta-se dos tecidos macios – músculos e vísceras – de mamíferos de médio e grande porte). Detecta os cadáveres através da visão, muitas vezes pelo movimento de outras aves, no solo ou no ar. Para reprodução, é uma espécie colonial e ambos os progenitores alimentam as crias por regurgitação, crias estas que são nidícolas (eclodem do ovo sem estar completamente desenvolvidas, sem penas). O período de nidificação decorre entre Dezembro e Agosto.
As principais ameaças a esta espécie são o uso de iscos envenenados para captura de predadores de espécies pecuárias, a redução da disponibilidade trófica devido ao cumprimento das exigências higieno-sanitárias, a diminuição do aproveitamento pecuário extensivo, a modernização agrícola e a perturbação humana, a colisão e electrocussão, a degradação de habitats a perseguição humana e a construção de parques eólicos.

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal http://www.antidoto-portugal.org/, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

"I'm freeeeeee!!!"

1 Pareceres Científicos:

Anónimo disse...

LIBERTEM O WILLIE! :p