terça-feira, 28 de outubro de 2008

Acções de Reflorestação

ACÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
OUTONO DE 2008


1 - COLECTIVO GERMINAL:


Vale de Afonsinho (rio Côa)

Fim-de-semana de 24, 25 e 26 de Outubro de 08
Fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Novembro de 08
Inscrições abertas

A Associação Transumância e Natureza e o Colectivo Germinal, organizam duas acções de reflorestação nas margens do rio Côa, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. O objectivo primeiro é o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e recolha de sementes de espécies autóctones.


As árvores utilizadas para os repovoamentos são autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc), freixos, entre outras. As áreas intervencionadas são propriedade da Associação Transumância e Natureza, sendo portanto protegidas. Toda a área está inserida num projecto de criação de uma futura reserva natural.

Estas acções têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural onde espécies da fauna e flora autóctones, possam sobreviver e prosperar.

Os acampamentos de voluntários realizam-se de Sexta a Domingo, sendo a Sexta-feira para recepção dos participantes. O ponto de encontro é Figueira de Castelo Rodrigo, junto à Câmara Municipal. A partir daqui asseguramos transporte até ao local do Acampamento e retorno. Durante os três dias da reflorestação, garantimos refeições veganas / vegetarianas confeccionadas no acampamento (Pequeno-almoço, Merenda no campo e Jantar).

Necessitas trazer tenda, saco-cama, o teu próprio prato, copo e talher, lanterna, termo, impermeável e roupa quente, botas ou galochas, instrumentos musicais, alegria e boas vibrações!!

Para participares não te esqueças de quando fizeres a inscrição , indicares o fim-de-semana que pretendes estar presente e aguardar a nossa confirmação.

Se não podes ou não queres participar nestas acções mas pretendes ser informado de próximas actividades, envia-nos o teu contacto.


Se pretendes não continuar a receber estas informações , por favor, envia um e-mail para o endereço de origem para te excluam da listagem de envio.

Colectivo Germinal - Associação Cultural
Rua Dr. Pedro Lemos nº 14, R/c 3200-237 LOUSÃ Telefones: 239422927 963605378

2 - FAPAS:
FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens www.fapas.pt 28
Núcleo de Lisboa
CIRCULAR - 22 de Outubro de 2008
Se não quiser continuar a receber mensagens de divulgação do FAPAS-Lisboa, envie-nos uma mensagem nesse sentido para fapaslisboa@kanguru.pt
---------------
Se quiser receber informação sobre as actividades do FAPAS-Lisboa e não está inscrito na nossa lista de divulgação, envie uma mensagem para fapaslisboa@kanguru.pt
----------------
As actividades do FAPAS estão abertas a sócios e não-sócios
----------------
INSCRIÇÕES na actividade:
A participação é gratuita, e não há limite de participantes.
Para facilitar a organização da visita, indique o número de pessoas, e qual o ponto de encontro escolhido.
Envie uma mensagem com o seu nome e contacto para fapaslisboa@kanguru.pt , ou contacte pelo tm 93 8491355 (João Morais).
Próximas actividades:
No âmbito da sua campanha Vamos Plantar Árvores Nativas, o FAPAS organiza uma
CAMINHADA e Recolha de Bolotas - Arrábida (zona de Vale da Rasca) - Domingo, 26 Outubro, 9h30-13h
Percurso de Lisboa a Arrábida na carreira 753 / 754 / 755 de autocarros da TST
RECOLHA de SEMENTES para plantação e sementeira de árvores nativas.
O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. Neste Inverno o Núcleo de Lisboa do FAPAS vai organizar sementeiras de carvalhos-cerquinhos em áreas naturais da região de Lisboa.
Antes da intervenção humana a região Centro-Litoral de Portugal era coberta por frondosas matas, constituída sobretudo por carvalhos-cerquinhos e sobreiros. Nestas matas existia uma fauna e flora abundantes e diversificadas. Hoje o carvalho-cerquinho subsiste pontualmente, em árvores isoladas ou pequenos grupos.
A época de frutificação do carvalho-cerquinho decorre de meados de Outubro até meados de Novembro. O FAPAS vai organizar algumas saídas de campo para recolher as bolotas e outras sementes necessárias para as próximas sementeiras, abertas à participação de todos. As sementes são geralmente recolhidas no chão, por vezes nas bermas de caminhos de terra batida.
Programa: Caminhada de 5 km na encosta Norte da serra da Arrábida, próximo da aldeia de Vale da Rasca, para interpretação da paisagem, observação da vegetação, e recolha de bolotas de carvalho-cerquinho. Percurso semi-circular, com partida e regresso a Aldeia Grande.
Grau de dificuldade: actividade acessível a todas as idades. Percurso em caminho de terra batida.
Localização: Aldeia Grande é uma localidade situada na Est.Nacional 10, entre Vila Fresca de Azeitão e Setúbal.
Transporte: de Lisboa (praça de Espanha) para Aldeia Grande, na carreira de autocarros 753 / 754 / 755 da TST.
Preço bilhetes Lisboa-Aldeia Grande (só ida): 3,49 euros (pré-comprados), 3,90 euros (adquiridos no autocarro).
50% desconto para crianças dos 4 aos 12 anos.
Horário: 9h30 (em Lisboa), 10h30 (início da actividade em Aldeia Grande) - 13h-13h30 (fim da actividade em Aldeia Grande).
Regresso a Lisboa: há autocarros 753/4/5 a partir de Aldeia Grande às 13h10, 14h10, 15h10, etc. (demoram 50 minutos até à Praça de Espanha).
Nota: as bilheteiras da TST estarão fechadas no dia 26 de Outubro, se fizer a sua inscrição até dia ao final do dia 24 de Outubro (sexta-feira) o FAPAS pode adquirir os bilhetes pré-comprados.
Pontos de Encontro:
1 - em Lisboa - às 9h30 - na Praça de Espanha, junto à paragem da carreira 753-754-755 dos TST.
2 - em Aldeia Grande: às 10h30, junto à paragem da carreira 753-754-755 dos TST. (na entrada da localidade quando se vem de Lisboa, próximo do entroncamento com a estrada para a Arrábida).
Nota: a carreira de autocarros 753-754-755 circula pelo Laranjeiro, Casal do Marco e EN.10
Equipamento aconselhado: Vestuário adequado às condições meteorológicas, água, merenda (facultativo), calçado confortável. Sacos (de plástico, pano ou rede) para recolher as bolotas. Se possível, trazer uma mochila vazia para transportar as sementes.
-----------------
INSCRIÇÕES na actividade:
A participação é gratuita, e não há limite de participantes.
Para facilitar a organização da visita, indique o número de pessoas, e qual o ponto de encontro escolhido.
Indique se pretende que o FAPAS compre bilhetes pré-comprados (se fizer a sua inscrição até ao final do dia 24 de Outubro, sexta feira).
Envie uma mensagem com o seu nome e contacto para fapaslisboa@kanguru.pt ou contacte pelo tm 93 8491355 (João Morais).
-------------------------------------------------
Colabore connosco na Conservação da Natureza: Ajude o FAPAS a divulgar estas iniciativas.
------------------------------------------------
O FAPAS é uma Associação de defesa da Vida Selvagem com 16 anos de existência, e uma vasta actividade na defesa e estudo da Natureza e Vida Selvagem em Portugal. Sede: Rua Alexandre Herculano, 371-4º Dtº, 4000-055 PORTO (telef.22 200 2472).
Publicações: o FAPAS edita trimestralmente a revista Tribuna da Natureza, e publicou, entre outros, uma série de Guias de Campo de fauna e flora: Aves de Portugal e Europa, Mamíferos de Portugal e Europa, Árvores de Portugal e Europa, Anfíbios e Répteis de Portugal, Fauna e Flora do Litoral.
Para ser sócio do FAPAS: consulte www.fapas.pt , ou contacte-nos por email ou telefone
Quotas anuais - adultos: 19,00 Euros (inclui a assinatura de 4 números da revista Tribuna da Natureza); ou 10,00 Euros (sem a assinatura);
juvenis (até 15 anos de idade): 5,00 Euros (sem assinatura).
--------------------------
Saudações Ecologistas
FAPAS - Lisboa
tm: 93 849 1355

0 Pareceres Científicos: