quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Kusco - Messaging do Grupo Lusófona




Serviço móvel gratuito para todos os alunos e professores do Grupo Lusófona.

No telemóvel toda a informação sobre a vida académica, assuntos de tesouraria e secretaria, mudanças de sala, em suma tudo aquilo que interessa.

Kusco, para aqueles que querem saber tudo!

Como aceder
Para aceder a este serviço é necessário efectuarem o registo no canal SMS antes de subscreverem qualquer um dos serviços acima descritos.

Este registo deve ter em conta os seguintes passos:

  1. login no NetP@, na secção dos serviços de Secretaria, seleccionando a opção "Registar Canal".
  2. Na caixa de selecção o aluno deve seleccionar "Canal SMS", preencher o campo de texto "Número de Telemóvel" e clicar em "Submeter Registo".
  3. Por questões de segurança, após a submissão do registo será terminada a sessão do NetP@.
  4. Alguns minutos depois, o aluno receberá um sms com um código de segurança (PIN) que servirá para validar o registo previamente efectuado.

Instruções de utilização
Após um novo login no NetP@, e acedendo à lista de consultas disponíveis para subscrição, o aluno deverá clicar no link "Subscrever Consulta" correspondente à consulta pretendida. Este processo deverá ser repetido para cada consulta que deseje subscrever.
O número a utilizar para as consultas é o 4902 e o texto a enviar para as consultas deve ser sempre redigido em letras minúsculas.

Consultas:

  • Horário

No caso de pretender consultar o seu horário, o aluno deverá enviar, para o número 4902, o texto "ulht h" seguido de um espaço e de um dos caracteres seguintes:

  • "s" - Sábado;
  • "d" - Domingo;
  • "2" - Segunda-Feira;
  • "3" - Terça-Feira;
  • "4" - Quarta-Feira;
  • "5" - Quinta-Feira;
  • "6" - Sexta-Feira.

Por exemplo, ao enviar o texto "ulht h 5", o aluno receberá o seu horário completo de Quinta-Feira da semana corrente. Caso não inclua o código do dia ("ulht h") o aluno receberá o horário das próximas três aulas, incluindo a que possa estar a decorrer na altura.

  • Notas

Relativamente à consulta de nota final, o aluno deve enviar o texto "ulht n" seguido de um espaço e da identificação da disciplina pretendida. A identificação da disciplina pode consistir no nome completo da disciplina ou, abreviatura(s) do nome da disciplina ou, do código da disciplina.
Nota: De momento a pesquisa da nota está limitada às disciplinas com inscrições no ano lectivo corrente. Essa limitação será removida brevemente.

  • Saldo

Para o aluno consultar o saldo de tesouraria deve enviar o texto "ulht s" para o 4902, seguido de um espaço, como por exemplo "ulht s".
Através desta consulta o aluno receberá o seu saldo de tesouraria, acompanhado do número de aluno.

  • Referência Multibanco

Através desta Consulta pode ver a sua Referência Multibanco, a pagamento.
Basta enviar, para o número 4902, o código "ulht mb" no texto da sua mensagem. Por exemplo: "ulht mb".

  • Dados administrativos

Caso pretenda consultar os seus dados de aluno, deve enviar o texto "ulht d" para o 4902, recebendo em seguida o seu número de aluno, nome, nome do seu curso, código do seu curso e nome de utilizador NetP@.

  • Cancelamento

Para cancelar qualquer consulta, o utilizador deverá clicar no símbolo "X" correspondente à consulta cuja subscrição deseja anular. Confirmando ou não seguidamente a eliminação da consulta.

Alertas:

  • Alerta de Alteração de Nota
    Através deste alerta o aluno recebe uma mensagem sempre que uma nota sua seja modificada.A mensagem conterá o nome da disciplina e respectivo código, para que possa efectuar a consulta de nota, se assim o desejar.
  • Alerta Pontual: Mensagem para Alunos do Docente
    É um alerta que é enviado pelo docente de uma disciplina/turma a todos os seus alunos. O conteúdo do alerta é enviado pelos serviços da universidade a pedido do docente. O conteúdo do alerta é definido pelo docente.

    Exemplo: Se o docente se atrasar para uma aula, pode enviar um SMS com essa indicação aos alunos da respectiva turma.

0 Pareceres Científicos: