sábado, 11 de abril de 2009

Baleia Piloto recuperada irá para os Estados Unidos


A Baleia Piloto (Globicephala melaena) macho que arrojou na praia da Nazaré, e que tem estado em recuperação no Jardim Zoológico de Lisboa, irá ser enviada para o Sea World Califórnia.
Inicialmente, esteve no Centro de Reabilitação de Quiaios, mas acabou por ir para o Jardim Zoológico de Lisboa, porque a piscina de Quiaios não era muito grande. A razão desta acção, é o facto de o jardim Zoológico não possuir tanques com espaço suficiente para um animal desta espécie, no estado adulto. Durante 2 anos, a baleia esteve em recuperação e pôde crescer com os cuidados necessários à sua sobrevivência, agora que será transferida para um novo lar, irá ter a companhia de 2 Baleias Piloto fêmeas, e outros 9 golfinhos Roazes Corvineiros (Tursiops truncatus).

A recuperação deste animal foi um sucesso, embora não seja possível liberta-lo, pois devido ao facto de ter sido resgatado ainda muito jovem, não teve a possibilidade de aprender a sobreviver em liberdade, sendo por isso que provavelmente, terá de viver toda a sua vida em cativeiro.

1 Pareceres Científicos:

Salvadorvet disse...

Desde o momento em que a baleia piloto chegou ao zoo de Lx, nunca ninguém tentou que ela fosse educada para voltar á natureza. E não é verdade que animais bebes recuperados não consigam voltar ao seu ambiente natural. Infelizmente o nazaré acabou por morrer acidentalmente ainda em cativeiro no Zoo de Lx. Que estas tristezas não aconteçam mais.