domingo, 12 de abril de 2009

Portugueses com maior predisposição ao Parkinson

"Portugal é um dos países europeus mais predisposto ao Parkinson por causa de uma mutação genética frequente na população portuguesa, conhecida por Park 8, e que está associada àquela doença, revela uma investigação do Hospital de Santa Maria (Lisboa).

"Há alterações genéticas que são particularmente frequentes na população portuguesa, nomeadamente a Park 8, que é uma mutação associada a esta doença e que é particularmente prevalente nos países do Sul da Europa, principalmente em Portugal e Espanha", disse à agência Lusa Joaquim Ferreira, neurologista do Hospital Santa Maria.

Joaquim Ferreira, que falava à Lusa a propósito do Dia Mundial da Doença de Parkinson, que se assinalou sábado, adiantou que actualmente "não há nenhuma forma de prevenir a doença de Parkinson", que, segundo estimativas, afecta cerca de 20 mil portugueses.

Mas, segundo o neurologista, este estudo sobre as alterações genéticas ligadas à doença de Parkinson pode permitir que pessoas em risco de vir a ter a doença nunca a cheguem a desenvolver.

"Se nós conseguirmos saber mais sobre essas alterações genéticas podemos eventualmente vir a identificar pessoas em risco de terem a doença mesmo antes dos sinais aparecerem e estudar medicamentos que possam ser testados nessas pessoas", explicou o médico da Sociedade Portuguesa de Neurologia.

O neurologista adiantou que os investigadores estão a trabalhar para que "daqui a 10 ou 20 anos possa haver armas que permitam que pessoas em risco de vir a ter a doença nunca cheguem a desenvolver os sinais".

"É uma área de investigação importante, com a relevância de que Portugal provavelmente é uma área de risco adicional porque essa mutação existe frequentemente na população de doentes", sublinhou à Lusa o também coordenador do estudo.

O neurologista salientou ainda que esta investigação dá "uma mensagem de esperança e de optimismo de que há coisas a acontecer" nesta área em Portugal, que está a fazer investigação em parceria com outros centros europeus.

A doença de Parkinson é uma doença crónica neurodegenerativa que afecta uma região do cérebro, provocando um desequilíbrio do sistema nervoso que afecta os movimentos corporais."




Texto retirado de: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/Portugueses+com+maior+predisposicao+ao+Parkinson.htm

0 Pareceres Científicos: