quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pedido de voluntários para trabalho de campo com o xarroco lusitano, Halobatrachus didactylus.



O xarroco lusitano é uma espécie estuarina cujos machos nidificam debaixo de pedras em águas rasas entre Maio e Agosto. Os machos emitem chamadas do seu ninho (as sirenes) em coros para atrair as fêmeas para acasalar. Os machos permanecem no ninho a prestar cuidados parentais às posturas até os juvenis adquirirem vida livre. No âmbito de um projecto financiado pela FCT sobre a comunicação acústica no xarroco lusitano, foram colocados ninhos artificiais em zonas acessíveis na maré baixa e sem influência da acção humana (base da força aérea nº 6 do Montijo) de modo a ter acesso aos machos nidificantes nas marés baixas de grande amplitude (na lua nova e lua cheia). Se bem que os registos acústicos são feitos durante as marés mortas, nas marés baixas quando se tem acesso aos ninhos existe muito trabalho que exige a participação de muitas pessoas.
São assim pedidos voluntários para dar apoio logístico nestas marés baixas de grande amplitude (assinaladas a verde no Excel em anexo) para anotar informação em papel, virar ninhos, medir peixes no campo, tirar fotografias, cronometrar tempo de amostragem de sangue para hormonas, ajudar nas anestesias para a recolha de sangue etc. No ficheiro de Excel em anexo estão assinaladas a verde as datas e horas das marés prováveis para estas saídas de campo. De notar que quando há uma série de dias em que as marés são boas não se faz a amostragem em todos os dias mas no primeiro ou segundo que seja conveniente.
Quem estiver interessado em participar neste trabalho pode enviar um email para amorim@ispa.pt dando o vosso nome, tm, email de contacto, cv muito resumido e disponibilidade geral de participação no trabalho.
Agradeço a vossa atenção
Clara Amorim

Montijo
http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php
http://br.weather.com/weather/local/POXX0018?x=10&y=19

Data no servidor: 2009-02-17 11:14 +0000
Como a data no servidor do IH é a acima referida à na altura em que fiz este excel, é preciso acrescentar sempre 1 hora ao horários dos picos.
Quando mudar a hora oficialmente o servidor do IH já acrescentará 1 hora automaticamente. Portanto se virem online depois da mudança de hora oficial já não será necessário acrescentar 1 hora ao horário dos picos.

0 Pareceres Científicos: