segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ciclo de conferências: A Evolução de Darwin


14-Abril: Lynn Margulis, Univ Massachussets (US) - "Evolution ona Gaia Planet: Darwin's legacy"


"Lynn Margulis é uma das referências internacionais da Biologia.
Juntamente com James Watson (co-descobridor da estrutura do DNA) será por ventura a bióloga viva com mais relevo e presença em livros de texto de Biologia, desde o nível secundário ao universitário.
Grande parte deste relevo advém da sua longa paixão pelas origens da vida e da sua organização tal como a conhecemos, que a levou a trabalhar e ser umas das divulgadoras mais importantes a todos os níveis de audiência, na teoria da endossimbiose, que hoje é aceite universalmente como a hipótese mais plausível da transição das células procarióticas - sem núcleo (bactérias, arquea) para eucarióticas - com núcleo (protozoários, plantas, fungos eanimais) (vide o artigo histórico de 1968, Science. 161:1020-1022).

Possuidora de uma cultura biológica enciclopédica, e de um espirito de investigação e experimental notável, Lynn associa-lhes uma energia e intensidade raras, que a leva também a ser uma autora prolífica, com mais de uma centena de artigos cientificos, e uma série de livros clássicos que divulgaram estas ideias pelo público em geral, muitos em co-autoria com o seu filho Dorian Sagan, no belíssimo "What is life", uma re-iteração do livro de Erwan Schrodinger que poderá ter revolucionado a Biologia do séc. XX.
Em 1974 Lynn seria co-autora com James Lovelock de um artigo paradigmático em que funda o conceito de Gaia (Homeostatic tendencies of the earth's atmosphere.Lovelock JE, Margulis L. Orig Life. 1974 Jan-Apr;5(1):93-103) que, simultaneamente, serviu de bandeira a grande número de movimentos ambientalistas, e por outro formou uma interface extraordinariamente fecunda entre a Biologia, a Geologia e a Meterologia para o entendimento da complexidade do planeta e da sua sustentabilidade.


Esta energia tem sido também aclamada pelo mundo inteiro nas centenas de conferências e seminários que Lynn profere todos os anos. Por todos os motivos, a não perder."


A Professora Margulis falará em inglês, com tradução simultânea para português.


ATENÇÃO: esta conferência, excepcionalmente, poderá NÃO SER transmitida por webcast pela FCCN. O mais seguro é aparecer naGulbenkian, mas tentaremos manter o público alerta, consulte a webpage da gulbenkian (http://www.gulbenkian.pt/)

0 Pareceres Científicos: