quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia do Estudante

Muitos não sabem ou já não se recordam das razões que identificam o dia 24 de Março como o Dia do Estudante. Foi a data escolhida pela Assembleia da República quando em 1987 fixou o Dia do Estudante, mas para compreender a sua origem teríamos de recuar bastante no tempo, nomeadamente à crise académica de 1962. Foram tempos em que os Estudantes, principalmente os dirigentes associativos, sofreram bastante para que hoje possamos assistir e/ou participar em manifestações livres das reivindicações dos Estudantes, quer se concorde ou não com todas elas, num ambiente democrático de respeito pelos nossos direitos, liberdades e garantias. As lutas levadas a cabo no passado pelos nossos colegas são diferentes das que travamos actualmente, mas ambas tem a mesma finalidade; defender os interesses dos Estudantes!

Por isso, hoje comemora este dia recordando o que os nosso colegas fizeram para que tenhamos o que temos, e reflecte no que podes fazer para melhorar o que tens.


Hoje, assinalou-se o Dia do Estudante com cerca de uma centena de alunos que se manifestaram em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, contra o regime de faltas, o Estatuto do Aluno, os exames nacionais e a implementação da educação sexual nas escolas.

De acordo com o Diário Económico, os estudantes gritavam palavras de ordem como «Governo escuta, os alunos estão em luta», «Estatuto é um muro, assim não há futuro» e «Oiçam-nos a nós, violência não tem voz».

Os alunos queixam-se, ainda, do novo regime de gestão, que confere mais poder ao director e da polémica que tem havido relativamente à violência nas escolas. Os estudantes acreditam que se tratam, apenas, de situações pontuais.

Retirado dos site(s)

1 Pareceres Científicos:

Dalaiama disse...

Bem dito!
É uma abordagem muito consciente e responsável do assunto.