quinta-feira, 4 de março de 2010

O herbicida mais utilizado a nível mundial pode estar a contribuir para o declínio dos Anfíbios

O mais recente estudo sobre o tema foi agora publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences e aponta para uma possível relação entre o declínio mundial das espécies de anfíbios e o herbicida mais vulgarmente utilizado – a atrazina.

O artigo agora publicado na revista científica americana descreve um estudo levado a cabo por um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, sobre os efeitos da atrazina em indivíduos da espécie de rã africana Xenopus laevis, comparando uma população que sofreu exposição ao herbicida com uma população-controlo.

Os resultados revelaram que a atrazina afecta a produção de testosterona, e consequentemente, todos as características típicas dos machos que são resultado da actuação da hormona, como é o caso da produção de esperma.

Com efeito, os cientistas liderados por Tyrone Hays observaram que entre os animais expostos ao herbicida 75% sofriam castração química, com a sua fertilidade reduzida em 90% em alguns casos. Por outro lado, observou-se que 10% dos indivíduos se transformaram em fêmeas que, quando emparelhadas com machos, produziam descendência fértil mas apenas do sexo masculino, já que o genótipo materno correspondia ao de um macho.

Segundo explica Tyrone Hays “Este tipo de problemas, como a alterações do sex-ratio [de uma população] como resultado [da presença] dos animais que mudam de sexo, é muito mais perigosa que qualquer químico que dizime uma população de rãs. Em populações expostas, parece que as rãs se estão a reproduzir mas, na realidade, a população está a sofrer uma degradação lenta pela introdução destes animais alterados”.

Apesar de o estudo ter sido levado a cabo em laboratório e apenas com uma espécie de anfíbio, os autores crêem que o que observaram pode estar a ter lugar no meio silvestre com muitas outras espécies, alterando o seu sucesso reprodutor e, consequentemente, contribuindo para o declínio das populações de anfíbios a nível mundial.

Informação retirada do site.

0 Pareceres Científicos: