sexta-feira, 19 de março de 2010

Proteína da banana pode ajudar a combater vírus da SIDA

A lectina da banana pode servir para prevenir a infecção das células imunes pelo VIH, segundo um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry realizado por investigadores da Universidade de Michingan.

Já se sabia que esta família de substâncias tinha a propriedade de se unir aos açúcares dos agentes infecciosos, facilitando a sua detecção e destruição pelas células do sistema imunitário.

O processo é simples: no caso do VIH, a BanLec bloqueia a acção do vírus antes que ele se fixe às células sanguíneas.

Os cientistas de Michigan provaram-no com o VIH, e compararam os efeitos com os dos antivirais já existentes (com a diferença que esses medicamentos não se aplicam localmente mas são injectados ou ingeridos). "Tão potente quanto os dois principais fármacos utilizados actualmente no tratamento da doença", ressalta o artigo.

Se se confirmarem os resultados, poderia utilizar-se este composto no fabrico de microbicidas, os géis vaginais que há mais de uma década estão em estudo com o objectivo de travar a transmissão sexual do vírus.

Michael Dawson, do programa de imunologia da universidade norte-americana, afirma que estas substâncias poderiam ter uma outra vantagem: como o seu mecanismo é muito menos específico do que os antivirais, é possível que o vírus tenha mais dificuldades nas mutações para escapar a acção do mesmo.

Informação retirada do site

0 Pareceres Científicos: