sábado, 3 de abril de 2010

Patos podem "salvar" outras aves da gripe

Uma equipa de investigadores do Hospital Infantil Saint Jude, em Memphis (EUA) identificou uma proteína que proporciona aos patos uma resistência natural à infecção pelo vírus da gripe.

Os autores da descoberta, agora publicada na «Proceedings of the National Academy of Sciences» (PNAS), sugerem que a proteína poderá ser transferida para as células de galináceos para conseguirem produzir uma resposta imune semelhante.
Tanto os patos como outras aves aquáticas selvagens são portadores naturais de subtipos de vírus influenza, responsáveis por várias epidemias de gripe das aves no ser humano. As aves selvagens não costumam ficar doentes quando infectadas com gripe, mas as galinhas e outras aves domésticas podem morrer.
A equipa dirigida por Katherine Magor examinou o papel do sensor viral RIG-I, um receptor patogénico que detecta a gripe e desencadeia uma resposta imunitária anti-viral do organismo. Os investigadores demonstraram que enquanto os patos têm um receptor RIG-I intacto e funcional que se activa durante uma infecção do vírus da gripe A, os galos não.
Os autores descobriram que transferir RIG-I dos patos para células embrionárias dos galos permite que estas detectem uma infecção do vírus e possam induzir uma resposta anti-viral.
A descoberta deste gene de resistência natural à doença pode permitir que os investigadores criem frangos transgénicos com maior resistência à gripe.
Informação Retirada do Site

0 Pareceres Científicos: