segunda-feira, 26 de abril de 2010

Português demonstra nova função dos glóbulos brancos

As células do sistema imunitário também são capazes de sentir o ferro, além de combaterem bactérias e vírus, o que aumenta a sua eficácia de protecção contra doenças, segundo o autor de um estudo publicado na revista científica Immunology.
Jorge Pinto, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), explicou à Lusa ter-se demonstrado pela primeira vez a nova função dos glóbulos brancos, que assim poderão “proteger outras células dos efeitos tóxicos do ferro em excesso e impedir que este esteja disponível para o crescimento de patogénicos”.

“O estudo mostra que, em resposta ao aumento de ferro no sangue, os linfócitos sintetizam uma proteína, que impede que eles próprios libertem ferro para o sangue”, informou Jorge Pinto, para justificar a protecção extra que estes glóbulos dão ao corpo.

Transporte e protecção

Estas células podem reter o ferro para protecção de outras dos efeitos tóxicos deste metal, controlar o crescimento de agentes patogénicos ou células tumorais ou possibilitar a sua própria divisão, quando necessário.
“Ou alternativamente, transportando o ferro para locais onde este seja necessário, só então o libertando”, concluiu o investigador.
Informação Retirada do Site.

0 Pareceres Científicos: