1ª semana de aulas
Caros colegas,
A Coordenação de Biologia informou que para além das aulas teóricas, que tomarão início na próxima semana, haverá, inclusivamente, aulas práticas e teórico-práticas.
Bom início de aulas!
Bem-vindo
Caros colegas,
A Coordenação de Biologia informou que para além das aulas teóricas, que tomarão início na próxima semana, haverá, inclusivamente, aulas práticas e teórico-práticas.
Bom início de aulas!
Colocado por Mafalda Pereira a 9/28/2007 4 Pareceres Científicos
Marcadores: 07 - Avisos
Colocado por Mafalda Pereira a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 10 - Eventos
As actividades extracurriculares são uma mais valia para qualquer aluno, visto que enriquecem o curriculum, surgindo no certificado de habilitações. Além do mais, é uma forma de enriquecimento pessoal.
É de todo sabido que a média final de curso é bastante importante, contudo tal como muitos professores fazem questão de sublinhar, todas as actividades extracurriculares são uma mais valia. Há que tentar descobrir outros meios, além das aulas, em que os alunos possam adquirir conhecimentos, e sobretudo experiência.
Não é de mais salientar, que apesar de serem actividades ditas “opcionais” dever-se-á ter em conta todas as responsabilidades e obrigações acarretadas, visto que poderão comprometer os projectos associados.
Insectário
Partindo de uma (ou mais) saídas de campo a realizar este ano, propomo-nos a identificar e montar espécimes de insectos para realizar uma Colecção de Referência da Entomofauna Portuguesa para a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Esta colecção poderá ser mais tarde usada nas aulas de Zoologia, Ecologia e Conservação. É também do interesse deste projecto a conservação e, até mesmo, desenvolver novos métodos de conservação para este tipo de colecções, de modo a preservá-las pelo máximo período de tempo possível. Este ano vamo-nos focar mais nas Borboletas diurnas (Lepidoptera Ropalocera), o que não significa que não daremos importância a todas as outras ordens.
Serão necessárias no máximo 2 pessoas para estes trabalhos (em horário a definir).
Se estiveres interessado contacta:
Responsável: Pedro Duarte Coelho, pedromjdcoelho@gmail.com
Crescimento e abundância de juvenis de peixes (D. sargus e Atherina sp.) na plataforma rochosa da Praia da Parede.
As costas marinhas rochosas são tradicionalmente utilizadas pelos juvenis de peixes como zonas de abrigo e zonas de alimentação. Por essa razão são também denominadas zonas nursery, dada a importância que assumem do ponto de vista da conservação de espécies economicamente importantes.
A monitorização da abundância e do crescimento dos juvenis da ictiofauna residente e não-residente destas áreas é essencial, sobretudo quando existem dados ao longo de vários anos consecutivos. Estes dados de longa duração permitem detectar não só pequenas flutuações anuais nas populações de peixes costeiros, mas também representam um barómetro biológico que permite quantificar tendências a longo-prazo, eventualmente relacionadas com alterações climatéricas globais.
Se estás interessado/a contacta: Frederico Almada (frederico.almada@ulusofona.pt) ou Fábio Ferreira Carlos (fabiocarloss@gmail.com)
Projecto " Mãos na Ciência"
Triagens LusoExpedição
Durante o ano lectivo de 2007/08 vão ser efectuadas sessões de triagem do material recolhido na famosa Lusoexpedição 2006 e 2007. O que se pede são voluntários que possam estar algumas horas à lupa a separar os organismos das amostras bentónicas, em grandes grupos.
Além de ajudares toda a organização, vais também ter a possibilidade de conhecer e observar organismos muito interessantes como o da imagem em baixo, pertencente ao género Manzonia. Estas sessões vão ter lugar no laboratório E.1.2.
Para mais informações contactar os responsáveis:
Mónica Albuquerque. Contactos: 962844240, mokina_alb@iol.pt
Professor Gonçalo Calado, bagoncas@gmail.com.
Extracção de óleos essenciais da planta murta e estudo da sua acção antioxidante
A Extracção Supercrítica (ESC) é um método de separação que utiliza como agente de extracção um fluido em condições supercríticas. A ESC constitui uma técnica alternativa aos processos convencionais de extracção por solventes orgânicos. A substituição destes por fluidos supercríticos tem como resultado extracções mais rápidas e, na maior parte dos casos, mais eficientes. Apresenta igualmente a vantagem de se abandonar a utilização de grandes quantidades de solventes orgânicos, facto este extremamente significativo pela importância de que se reveste em termos ambientais. O uso de dióxido de carbono como solvente supercrítico tem vantagens adicionais, tais como, o ser obtido a baixo custo devido à sua abundância, ter uma elevada pureza, ser inodoro e insípido, ser quimicamente inerte, não tóxico, não inflamável, e permitir a obtenção de um extracto livre de solvente.
O stress devido a oxidação está envolvido na patogénese de um grande número de doenças. Também a oxidação de lípidos é responsável pela deterioração de gorduras e óleos em produtos alimentares resultando na sua deterioração em termos de cor, sabor e valor nutritivo. Uma das principais vias de retardar a oxidação destes produtos é através da adição de antioxidantes os quais podem ser naturais ou sintéticos. O uso de antioxidantes sintéticos está proibido em diversos países devido a efeitos tóxicos de longo termo, nomeadamente efeitos carcinogénicos. Como consequência, existe uma grande procura de fontes de antioxidantes naturais.
A planta murta (Myrtus communis L.) pertence à família das mirtáceas. É um arbusto típico da zona mediterrânica e que é usado desde tempos ancestrais em aplicações medicinais e alimentares. O seu óleo essencial é usado em perfumes. É uma planta extensiavamente usada em algumas regiões do mediterrâneo, nomeadamente na Córsega, mas pouco usada em Portugal, apesar do grande potencial que oferece.
No presente estudo, pretende-se extrair os óleos essenciais da murta e estudar a sua acção antioxidante. Para tal usam-de diferentes técnicas de extracção, nomeadamente, Clevenger, extracção líquido-líquido e sólido-líquido, e extracção supercrítica, com ênfase nesta última. Pretende-se voluntários que pretendam enriquecer o seu curriculum com um trabalho de investigação extra-curricular.
O trabalho é essencialmente de natureza experimental, decorrendo na ULHT e no IST, sob orientação das professoras Maria João Cebola e Paula Pereira.
Todos os interessados poderão contactar a professora Maria João Cebola através do e-mail:
m.joao.cebola@gmail.com
Conferência Comportamento e Individualidade
A Conferência Comportamento e Individualidade em Primatas e outros Mamíferos tem lugar no âmbito das actividades comemorativas do 6º aniversário do BioCEL - o Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade Lusófona. Esta conferência, organizada pelo BioCEL e membros do corpo docente do Grupo de Biologia, destina-se tanto a estudantes como profissionais. A conferência pretende lançar um debate criativo para a investigação futura num tópico que é relativamente jovem - o estudo da variação interindividual no comportamento animal. À medida que vamos conhecendo melhor cada espécie, a individualidade torna-se também mais saliente e acumulam-se os dados que a suportam. Temos o privilégio de ter como oradores convidados, especialistas que se encontram activamente a desenvolver investigação na área da personalidade e individualidade comportamental de primatas, que nos falarão dos seus métodos, descobertas mais recentes e perspectivas futuras de investigação.
Precisam-se voluntários para ajudar na divulgação e organização da Conferência. Todos os interessados poderão contactar a professora Augusta Gaspar através do e-mail: augustagaspar@yahoo.com ou Cátia Traça para o email, catiatraca@gmail.com.
PARTICIPEM!
Colocado por Cátia Traça a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 07 - Avisos, 08 - ULHT - Notícias/Eventos
Colocado por Cátia Traça a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 07 - Avisos, 08 - ULHT - Notícias/Eventos
Colocado por Mafalda Pereira a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 01 - BioCEL
Colocado por Bruno Galrito a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 06 - Convívios
Colocado por Carina a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 11 - Notícias
Colocado por Carina a 9/25/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 11 - Notícias
Colocado por Joana Lopes a 9/25/2007 2 Pareceres Científicos
Marcadores: 10 - Eventos
Colocado por Cátia Traça a 9/24/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 04 - BioCEL - Parcerias
Colocado por Mafalda Pereira a 9/24/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 11 - Notícias
Colocado por Cátia Traça a 9/24/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 04 - BioCEL - Parcerias
O III Encontro Nacional de Centros de Recuperação de Animais Selvagens realiza-se no Espaço Monsanto, entre os dias 11 e 14 de Outubro. A iniciativa está integrada nas comemorações do 10.º aniversário do Centro de Recuperação de Animais Silvestres, e é organizada pelo Departamento de Ambiente e Espaços Verdes, através da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental, com o apoio da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem. Os objectivos deste Encontro passam por uma abordagem global e integrada às reais capacidades de resposta disponíveis, de forma a definir soluções e projectos comuns.
Os painéis do evento serão dedicados a três grandes temas:
- Logística dos Centros de Recuperação de Fauna e o Desenvolvimento Sustentável;
- Problemas relacionados com a Medicina de Conservação;
- Reprodução das Espécies Ameaçadas e à Reabilitação e Monitorização de Fauna Libertada;
Para mais informações, tel.: 218 170 581 ou 218 170 576, ou desa@cm-lisboa.pt
Ficha de Inscrição AQUI
PROGRAMA
Dia 11
10:00 Actividades de educação ambiental e actividades lúdicas
14.00 Abertura do secretariado e entrega de documentação
14:30 Sessão de abertura do III Encontro Nacional de Centros de Recuperação
Os Centros de Recuperação de Fauna e o Desenvolvimento Sustentável
15:00 Contributo dos Centros de Recuperação de Fauna para o Desenvolvimento Sustentável - Dr. Pedro Melo / Vetnatura LxCRAS
15:25 Perspectiva Nacional da Actividade dos Centros de Recuperação - Rede Abrigos e Rede Nacional de Recuperação e Reabilitação de Animais Selvagens – João Loureiro ICNB
16:00 Funcionamento e organização da Rede Andaluza de Centros de Recuperação de espécies ameaçadas – Isabel Molina EGMASA, Consejería de Medio Ambiente de la Junta de Andalucia)
16:50 Pausa para café
17:05 Educação Ambiental no Centro de Recuperação do Parque Biológico de Gaia -Dr. Nuno Gomes de Oliveira
17:30 ONG e a Recuperação de Fauna - Samuel Infante Quercus
17:55 O papel do SEPNA na Rede de Recuperação de Animais - Major Amado SEPNA-GNR
18:20 O Centro de Recuperação de Lisboa - 10 anos de existência - Equipa Biodiversidade/LxCras 18:45 Ilustração científica de animais silvestres – Pedro Salgado Universidade Autónoma de Lisboa
Dia 12
Os Centros de Recuperação de Fauna – Logística e Instalações
09:00 Condições e estruturas mínimas que devem existir num Centro de Recuperação de fauna - Nova Portaria - João Loureiro ICNB
9:25 Desenho e estruturação de instalações em Centros de Recuperação - Princípios, conceitos básicos e exemplos práticos - Ricardo Brandão CERVAS/PNSE
10:00 Planificação de um novo Centro de Recuperação - Joaquim Silva / Roberto Sargo CRATAS/ UTAD
10:25 Pausa para café
10:40 The Raptor Center - Um exemplo de um Centro de Recuperação Especializado, nos Estados Unidos da América - Hugo Lopes
11:05 Nova Base de Dados do LxCRAS - Nuno Ventinhas Equipa Biodiversidade/LxCRAS)
11:30 Aspectos de nutrição de animais em recuperação – Equipa Biodiversidade/LxCRAS)
12:00 Comunicações livres
12:30 Debate
13:00 Almoço
Medicina da Conservação - Situações de Catástrofe
14:30 O Caso Prestige - Carla Monteiro, Henrique Cizeron e Helder Fernandes
15:05 Caso de Botulismo na Ria Formosa - Patricia Cachola CR Ria Formosa
15:30 Gripe das Aves - procedimentos a adoptar nos Centros de Recuperação em caso de detecção de um surto - representante da DGV
16:00 Pausa para café
16:15 Incêndio na Tapada de Mafra - impacto no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico - Nuno Marques Pereira Grupo Lobo
16:50 Comunicações livres
17:25 Debate
20:00 Jantar convívio
Medicina da Conservação - Medicina e Cirurgia de Espécies Selvagens
14:30 Cirurgia ortopédica em aves de rapina - Hugo Lopes
15:15 Medicina e cirurgia do Lobo Ibérico - Nuno Marques Pereira Grupo Lobo
15:40 Medicina da conservação do Lince Ibérico - Rodrigo Serra
16:05 Parasitologia em aves silvestres - Luís Carvalho FMV
16:30 Pausa para café
16:50 Recuperação de fauna marinha - tartarugas marinhas – Maria Llorena Reino CEMMA Galiza
17:15 Recuperação de fauna marinha - mamíferos marinhos - José Vingada SPVS
17:40 Centro de Recuperação de Animais Marinhos Espanhol – Galiza Orador a confirmar
Dia 14
Colocado por Sérgio Bexiga a 9/21/2007 1 Pareceres Científicos
Marcadores: 10 - Eventos
Caro(a) Aluno(a),
Apesar de termos programado, desde há meses a esta parte, o início do ano lectivo (para os anos que não o primeiro) para 24 de Setembro, temos de adiar o arranque por uma semana.
Assim, o ano lectivo das nossas licenciaturas terá início a 1 de Outubro, de acordo com o calendário escolar global da Universidade.
Isto quer obviamente dizer que no próximo ano lectivo irão ter de estudar muito mais, ter muito melhores notas e terminar os ciclos de estudo muito mais depressa. Iremos, claro, ter muitas saudades vossas, mas pensamos conseguir sobreviver.
Beijinhos e abraços, conforme aplicável,
A Coordenação
Colocado por Cátia Traça a 9/21/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 07 - Avisos
E este ano?...
Colocado por BioCEL - Bio Conselho de alunos da Lusófona a 9/21/2007 2 Pareceres Científicos
Marcadores: 06 - Convívios
O encontro de amanhã, para quem quiser conhecer os novos caloiros, é às 18h00 (hora de início da reunião de apresentação do curso aos novos alunos) e não às 16h00 como combinámos na reunião. Venham trajados!
As praxes terão início a 1 de Outubro e vão decorrer ao longo dessa semana. Assim teremos mais tempo para os preparativos e também iremos ter mais caloiros a participar.
Colocado por Bruno Galrito a 9/19/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 06 - Convívios
Entre os dias 8 e 12 de Outubro de 2007 às 18h30, terá lugar no Pequeno Auditório da Culturgest um ciclo de Conferências sobre Evolução e Criacionismo.
http://www.culturgest.pt/actual/criacionismo.html
Entrada Gratuita*
Programa
Segunda 8
História das relações entre criacionismo e evolucionismo por Teresa Avelar (Universidade Lusófona)
Terça 9
Muitos criacionismos e a efervescência actual do Criacionismo Científico por Gonçalo Jesus e Augusta Gaspar (Universidade Lusófona)
Quarta 10
Alguns Erros do Criacionismo Científico Explicados e Corrigidospor Frederico Almada (Universidade Lusófona) e Octávio Mateus (Museu da Lourinhã)
Quinta 11
O que nos ensinaram duas décadas de evolução experimental em Drosophila? por Margarida Matos (Universidade de Lisboa)
Sexta 12
Uma história evolutiva da Ética humana por Augusta Gaspar (Universidade Lusófona)
* Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Texto e imagem retirados de: http://www.culturgest.pt/actual/criacionismo.html
Nota: na barra lateral do blog estão presentes links de variados eventos.
Colocado por Mafalda Pereira a 9/13/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 08 - ULHT - Notícias/Eventos
Colocado por Bruno Galrito a 9/13/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 01 - BioCEL
Colocado por Bruno Galrito a 9/12/2007 1 Pareceres Científicos
Marcadores: 01 - BioCEL
Colocado por Cátia Traça a 9/11/2007 1 Pareceres Científicos
Marcadores: 01 - BioCEL
Caros alunos
Temos recebido vários relatos de alunos a quem, no espaço aluno (B.0.4) e/ou na Tesouraria tem sido dada informação errada relativa ao processo de inscrições, criando assim uma situação de aparente confusão.
Pretendemos assim, com este mail, ver se conseguimos esclarecer tudo de forma clara, para evitar que andem a ser involuntariamente enganados por informações erróneas, com todo o desgaste que isso implica:
1. Tal como vos foi dito nos mails anteriores, os alunos que fizeram a sua inscrição em turnos no site de Decnat ficaram automaticamente inscritos no sistema central, sem terem de se deslocar à Universidade para se inscreverem. A Informática conseguiu ter isso pronto no dia 7 (sexta-feira passada). Foi combinado com a Tesouraria que essas inscrições estarão a pagamento até ao próximo dia 20 (após o que a Tesouraria passará a cobrar multas). Assim, quem se inscreveu nos turnos no site do DECNAT só terá de vir pagar até dia 20, iniciar as aulas no dia 24, estudar muito, e concluir rapidamente o curso;
3. Quem NÃO se inscreveu nos turnos no site do DECNAT terá de o fazer presencialmente na Secretaria, conforme tinha sido indicado. O procedimento que deverão seguir é:
a. Dirigirem-se à Secretaria (NÃO ao Espaço Aluno - B.0.4);
b. Preencherem a Ficha de Inscrição nas disciplinas (SÓ primeiro semestre);
c. Nessa mesma ficha, quando dizem o nome da disciplina pretendida, escrevem também os turnos que querem (ex: Fundamentos de Microprocessadores, T1, TP1, PL3). Para isso, claro, terão de ter anteriormente consultado os horários em www.decnat.net e ter a vossa escolha já feita. Lembro que muitos turnos estão já cheios, pelo que na Secretaria poderão não vos aceitar exactamente nos turnos que pretendam.
4. Quem queira fazer alterações de turnos/disciplinas, deverá fazê-lo seguindo o procedimento descrito em 3.. Directamente na Secretaria, portanto.
Gostaríamos de terminar chamando a atenção para o facto de que, se todos vós se tivessem inscrito no Decnat nos prazos indicados, todo o processo de inscrições estaria já terminado, sem terem tido de se deslocar à Universidade. Esperemos que, no próximo semestre, possamos atingir esse nosso objectivo de forma mais completa.
Com os melhores cumprimentos, e desejos de um bom semestre
A Coordenação
Colocado por Cátia Traça a 9/11/2007 0 Pareceres Científicos
Marcadores: 07 - Avisos
Colocado por Mafalda Pereira a 9/04/2007 1 Pareceres Científicos
Marcadores: 10 - Eventos